Vídeo mostra serpente canibal recém-descoberta devorando macho da mesma espécie | Diário Sobralense News

Vídeo mostra serpente canibal recém-descoberta devorando macho da mesma espécie

 Essa espécie de serpente é conhecida na região como “cobra rainha” ou “cobra espada” e se alimenta principalmente de sapos Receba notícias ...

 Essa espécie de serpente é conhecida na região como “cobra rainha” ou “cobra espada” e se alimenta principalmente de sapos

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) documentaram a primeira observação de canib4lismo entre serpentes do tipo Thamnodynastes Phoenix, no bioma Caatinga. O registro aconteceu em 28 de junho do ano passado, no município de Natuba, no Agreste da Paraíba, entre dois machos adultos.

A pesquisa, publicada em 7 de abril, na revista austríaca Herpetozoa, foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da UFPB, em Rio Tinto, no Litoral Norte, pelos pesquisadores Frederico França, Mayara Morais, Paula Araújo e Renato Costa.

Essa espécie de serpente é conhecida na região como “cobra rainha” ou “cobra espada” e se alimenta principalmente de sapos.

O estudo sugere que o caniba4alismo possa ser influenciado pela falta de recursos causados por condições abióticas extremas e pelos hábitos oportunistas da espécie.

Conforme a pesquisa, esse comportamento pode ser considerado uma estratégia para controle demográfico ou uma resposta à fome e ao estresse pelas condições naturais. Além disso, o registro foi feito em um habitat considerado o mais seco e com a menor taxa de precipitação do bioma Caatinga, o que leva ao estresse, escassez e imprevisibilidade de recursos.

De acordo com um dos pesquisadores, o professor Frederico França, a descoberta fornece um acréscimo importante ao conhecimento das relações predador-presa, principalmente no aspecto ecológico, considerando a escassez de dados sobre a dieta de serpentes das regiões semiáridas do Brasil e particularmente do gênero Thamnodynastes.

Related

Animais 9006213627950758728

Destaques da semana

Links indicados

item