Criatura transparente e misteriosa atrai atleta no mar dos EUA; veja | Diário Sobralense News

Criatura transparente e misteriosa atrai atleta no mar dos EUA; veja

"Eu não sabia o que era", disse o rapaz ao USA Today; animal tem aparência semelhante à água-viva, mas está mais próxima dos human...

"Eu não sabia o que era", disse o rapaz ao USA Today; animal tem aparência semelhante à água-viva, mas está mais próxima dos humanos

Créditos: Terra / Redação Byte

Salpa marinha, criatura diferente das águas / Foto: Reprodução

Um praticante do paddleboard – modalidade polinésia de "prancha de remada" – encontrou uma criatura marinha misteriosa e transparente no mar da Califórnia na terça-feira (31), que mais parecia uma espinha flutuante. A reação imediata de Bill Clements, de 43 anos, foi pegá-la.

"Eu não sabia o que era", disse Clements ao USA Today. "Eu pensei que parecia uma cobra, mas depois pensei que realmente não há cobras aqui no Pacífico", comentou.

Clements estava remando ao largo de Dana Point, em Orange County, quando avistou a misteriosa criatura. Sem ideia se o animal reagiria ou se era perigoso, o paddleboarder afirmou não ter resistido a pegá-lo por um misto de "curiosidade cega e muita impulsividade".

Em seu Instagram, o homem explicou que havia se deparado com uma "criatura estranha na água" e que ela era um longo fio bioluminescente e parecia um único ser vivo, Mas quando vista de perto, era como vários organismos conectados uns aos outros.

Mais tarde, o mistério foi resolvido, e Clements descobriu que tinha se deparado com uma salpa marinha, um invertebrado translúcido que está mais ligado aos seres humanos do que às águas-vivas, apesar da aparência.

A professora de ciências biológicas e estudos ambientais na Universidade do Sul da Califórnia, Karla Heidelberg, disse que elas se parecem muito com águas-vivas, mas não têm células pungentes. "Elas são totalmente inofensivas e incrivelmente bonitas", declarou ela.

O impressionante sobre essas espécies é que elas podem crescer tanto quanto seres humanos, se prolongando como uma grande corrente. A salpa que Clements encontrou parece ter de 60 a 90 centímetros, o que, para Heidelberg, é especial. "O fato de ele ter se deparado com uma corrente tão grande bem na superfície é bastante incomum", destacou a professora.

Normalmente, essas espécies preferem ficar em águas profundas, especialmente durante o dia, segundo sua explicação.
 
O que são as salpas marinhas?

As salpas marinhas se movem bombeando água ao longo dos seus corpos e comem usando a técnica de "propulsão a jato", consumindo plantas microscópicas conhecidas como fitoplânctons, de acordo com o Journal of Zoology.

Apesar de parecerem com águas-vivas, elas pertencem aos Tunicata, gênero de animais conhecidos como esguichos do mar. Isso os torna mais próximos da taxonomia dos seres humanos, de acordo com o Centro Interpretativo Costeiro.

Algumas delas podem atingir a maturidade em 48 horas, aumentando o comprimento do corpo em até 10% por hora. Por isso, são considerados os animais multicelulares com o crescimento mais rápido da Terra, de acordo com o Museu Australiano.

Elas também são benéficas para o ambiente, já que removem o dióxido de carbono da atmosfera compactando algas que comem minúsculos animais que absorvem poluentes, no fundo do oceano.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Mundo 2737026914463823170

Destaques da semana

Links indicados

item