Veículo envolvido em acidente com morte de turista no Ceará era inadequado para duna, diz especialista | Diário Sobralense News

Veículo envolvido em acidente com morte de turista no Ceará era inadequado para duna, diz especialista

A caminhonete envolvida no acidente que deixou uma pessoa morta e outras seis feridas não era adequada para trafegar em dunas, segundo espec...

A caminhonete envolvida no acidente que deixou uma pessoa morta e outras seis feridas não era adequada para trafegar em dunas, segundo especialista ouvido pelo g1. O carro era 4x2, quando o adequado era um modelo 4x4, de acordo com o presidente da Federação off-road do Ceará (Force), Cláudio Holanda.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Foto: Cedida

O acidente com a caminhonete aconteceu na segunda (17) na Duna do Guriú, em Camocim, no Litoral Oeste do Ceará.

Conforme Cláudio Holanda, veículos 4x2 têm tração em duas rodas e "jamais poderiam estar trafegando em dunas". O carro com tração 4x4 possui a alternativa das quatro rodas e por isso melhora a tração nas dunas, o que aumenta a segurança.

“Veículos 4x2 têm tração apenas em duas rodas. O veículo 4x4 tem a opção de você tracionar. Isso te proporciona, além de um veículo on-road, para rodar na estrada, também são veículos desenvolvidos para rodar fora da estrada, ou seja, off-round. Totalmente diferente de um veículo 4x2”, explicou.

Veja também:


Segundo o secretário municipal do Turismo, Ricardo Vasconcelos, o motorista também trafegava em uma duna "perigosa" quando ocorreu o acidente.

"Faltou experiência na condução da duna, é uma duna perigosa. O carro começou a capotar, capotar, capotar. Não é permitido circular nas dunas de Camocim. O rapaz, o condutor, não era cadastrado, e o veículo não era autorizado para fazer aquela viagem. De fato ele não tinha autorização", afirmou.

Mapeamento de áreas perigosas

A Federação de Off-Road do Ceará (Force), mapeou os 573 km do litoral do Ceará e pretende enviar uma proposta para as concessionárias de carros 4x4 uma cartilha com detalhes sobre locais perigosos, dicas de segurança, meio ambiente e dirigibilidade. A medida deve reduzir os acidentes.

“A proposta da federação é forneça projeto que nós temos que as concessionárias ao vender um veículo 4x4 forneçam uma cartilha com todo mapeamento do litoral cearense. Nesta cartilha além do mapeamento ela vai ter dicas de segurança de meio ambiente e de dirigibilidade”.

'Viemos para se divertir e perdemos uma amiga'

O turista lamentou que a viagem, um momento de lazer entre amigos, tenha se transformado em uma tragédia. “Nós estamos chocados mesmo, porque nós viemos para se divertir e acabamos perdendo uma amiga. E temos mais uma amiga que está em estado grave no hospital”, lamentou o funcionário público.

O mato-grossense disse que quatro das vítimas (inclusive ele) sofreram ferimentos mais leves, como escoriações e fraturas.

“Ficamos aqui de mãos atadas sem saber o que fazer. Decepcionados, e nos sentimos também abandonados pela empresa que vendeu para nós um passeio e não fez nem questão de verificar o que aconteceu”, declarou.

“Agora esses três casais estão voltando incompletos. A gente está deixando para trás a vida de uma amiga que ficou aqui por imprudência, por irresponsabilidade de um vendedor que estava no centro de Jericoacoara”, lamentou.

Fonte: G1 CE

Related

Ceará 3039870227636429743

Destaques da semana

Links indicados

item