PM envolvido em morte de jovem que saiu de casa para comprar pasta de dente é afastado e tem arma recolhida | Diário Sobralense News

PM envolvido em morte de jovem que saiu de casa para comprar pasta de dente é afastado e tem arma recolhida

O policial militar envolvido na morte do adolescente Paulo Vitor Oliveira, de 16 anos, atingido por um disparo durante uma abordagem no Bair...

O policial militar envolvido na morte do adolescente Paulo Vitor Oliveira, de 16 anos, atingido por um disparo durante uma abordagem no Bairro Mondubim, em Fortaleza, foi afastado das funções por 120 dias, além de ter a arma, a identificação funcional, as algemas e os outros instrumentos de caráter funcional recolhidos. No dia do ocorrido a vítima tinha saído casa para comprar uma pasta de dente.

Siga o Telegram do Diário Sobralense e fique por dentro das últimas notícias de hoje.



Foto: Reprodução

A ação foi solicitada pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD), que abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do agente. A instauração do processo foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (9).

Conforme a CGD, as imagens da ocorrência (veja o vídeo acima) deixam dúvidas sobre a versão dada pelo policial no Boletim de Ocorrência, de que atendia uma ocorrência de suposto tráfico de drogas quando os suspeitos dispararam contra os PMs, que revidaram.

"Considerando que a documentação apresentada reuniu indícios de materialidade e autoria, demonstrando, em tese, a ocorrência de conduta capitulada como infração disciplina por parte do citado militar, passível de apuração a cargo deste Órgão de Controle Externo Disciplinar", diz um trecho da publicação da CGD.

Veja também:
Segundo a Controladoria, o afastamento preventivo do PM suspeito de atirar no adolescente é necessário "à garantia da ordem pública e à correta aplicação da sanção disciplinar".

Câmeras flagraram abordagem

A morte de Paulo Victor aconteceu no dia 24 de julho. Uma câmera de segurança flagrou o momento que o jovem foi baleado durante a abordagem da polícia.

As imagens mostram quando dois homens passam correndo e entram na rua onde a vítima estava conversando com um grupo de amigos na esquina. Momentos depois, um veículo da PM aparece e os agentes já descem apontando as armas para as pessoas.

Alguns jovens se assustam e tentam sair do local, já Paulo Vitor Oliveira ficou parado, momento em que foi atingido pelo disparo de um dos agentes. No vídeo é possível ver quando ele chega a cambalear, cai em uma calçada e outros policiais aparecem.

As pessoas que estavam no local se desesperam ao ver o adolescente ferido. Enquanto isso, os policiais colocaram o jovem no veículo da corporação e levaram ele a um hospital, porém Paulo Vitor não resistiu aos ferimentos.

G1 CE

Related

Ceará 1862049966664478854

Destaques da semana

Links indicados

item