Por que nossos cabelos ficam brancos ou grisalhos? | Diário Sobralense News

Por que nossos cabelos ficam brancos ou grisalhos?

Embora nos anos recentes tenha virado modinha pintar o cabelo de branco ou grisalho, a coloração geralmente é associada ao envelhecimento — ...

Embora nos anos recentes tenha virado modinha pintar o cabelo de branco ou grisalho, a coloração geralmente é associada ao envelhecimento — afinal, os fios naturalmente perdem a pigmentação a partir dos 35 anos. Mas o fenômeno pode acontecer muito antes disso, com pessoas ficando grisalhas ainda adolescentes.

Créditos: Revista Galileu

Foto: Reprodução

A explicação fisiológica por trás dos fios brancos está na melanina, o mesmo pigmento que dá cor à nossa pele. Existem dois tipos principais: a eumelanina, que dá a coloração marrom ou preta, e a feomelanina, responsável por amarelos e avermelhados. Fios cinzas ou brancos têm menos ou nenhuma melanina.

Há diferentes motivos para alguns fios (ou eventualmente todos) ficarem sem melanina. A principal é genética: embora a produção de melanina seja complexa, a ciência já identificou alguns genes envolvidos no processo. Sabe-se, por exemplo, que metade da população branca fica 50% grisalha antes dos 50 anos. Mas há casos de famílias nas quais as pessoas ficam grisalhas antes dos 30.

Veja também:

Outras possíveis explicações são problemas de saúde. Deficiência de vitamina B12 (comum em dietas vegetarianas), doença da tireoide, vitiligo e alopecia ou calvície estão entre alguns deles. Uso em excesso de produtos químicos, até mesmo shampoos, e o tabagismo também têm relação com o surgimento de fios brancos — há estudos que mostram que fumantes têm 2,5 maior risco de ficar com os cabelos grisalhos antes dos 30 do que não fumantes.

Finalmente, muita gente acredita que exista relação entre estresse e cabelos brancos, embora a ciência não tenha chegado a uma conclusão em relação a isso. Há estudos que apontam que as células responsáveis por armazenar a melanina podem ser prejudicadas pelo estresse. Também sabe-se que o estresse causa queda de cabelo, aumentando o risco de que os novos fios cresçam brancos. A única certeza é que todos teremos cabelos brancos em algum momento da vida.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira

Related

Saúde 1297113119076564995

Destaques da semana

Links indicados

item