Vitaminas e suplementos podem turbinar seu relacionamento; entenda

Alimentação costuma ser fundamental para ter um bom Dia dos Namorados Receba as notícias do  Diário Sobralense  no seu  Telegram Com a proxi...

Alimentação costuma ser fundamental para ter um bom Dia dos Namorados

Receba as notícias do Diário Sobralense no seu Telegram

Com a proximidade do Dia dos Namorados, nenhum casal quer estar em atrito. A ciência mostra que o nível de nutrientes em nosso organismo pode impactar diretamente em nossos relacionamentos, o que é relevante em qualquer época do ano.

Foto: Reprodução

Os nutrientes ajudam a equilibrar distúrbios hormonais e melhorar a disposição, benefícios fundamentais para os namorados, como aponta a nutricionista Cintia dos Santos Moser. A especialista destaca problemas comuns na rotina a dois: de um lado a TPM (tensão pré-menstrual) e crises de enxaqueca, do outro, a falta disposição e o ronco.

“A suplementação equilibrada em quantidade e qualidade, garante ao organismo todos os nutrientes necessários, podendo aliviar os sintomas indesejáveis e até mesmo dar mais disposição ao casal”, comenta Cintia.

Os nutrientes podem aliviar a TPM

A tensão pré-menstrual, como explica a especialista, é representada por um conjunto de sintomas físicos, comportamentais e emocionais, podendo inclusive causar alteração do hábito alimentar. A nutrição é capaz de influenciar na intensidade e permanência dos sintomas de TPM com a suplementação de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e vitamina B6.

A especialista destaca que sintomas como irritabilidade e agitação, comuns do período pré-menstrual, são causados por oscilações nos níveis de cálcio sérico – substância que, junto do magnésio, auxilia na produção de serotonina.

O magnésio é outro nutriente encontrado em menor quantidade nas mulheres com TPM. “O tratamento com magnésio é um dos mais indicados para enxaquecas ocasionadas pela TPM, além de minimizar a retenção hídrica, ansiedade, desejo por doces, náuseas e fadiga”, acrescenta Cintia.

Além do cálcio e do magnésio, a suplementação com vitamina B6 também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, contribuindo para o bem-estar dos namorados. Isso porque a vitamina B6 aumenta os níveis de serotonina e dopamina, desempenhando um papel essencial na síntese de ácidos graxos e prostaglandinas, que estão diminuídos durante a TPM. A administração de vitamina B6 também apresenta melhora na acne pré-menstrual.

Como melhorar a disposição dos namorados

Outro problema que pode interferir no relacionamento é a falta de disposição. A nutricionista aponta que passar muitas horas sem se alimentar é um motivo pelo qual exageramos nas refeições noturnas, com um alto consumo de calorias – o que impacta diretamente na nossa disposição à noite.

“Uma refeição mais leve antes de ir dormir, além da saúde física, auxilia na qualidade de vida do casal. E, nos intervalos das refeições, as barras de proteína e Whey Protein são opções práticas para não passar tantas horas sem comer, para ter no carro, no trabalho e até mesmo na mochila. Assim, ao chegar em casa consegue-se realizar um jantar mais leve, como saladas e uma proteína de mais fácil digestão à noite, como peixe, frango e até mesmo complementar a saladinha com uma ceia a base de whey protein”, aconselha Cintia.

VEJA MAIS
Adequar a alimentação também contribui para boas noites de sono, o que pode reduzir os roncos noturnos. Além disso, a especialista comenta que uma noite bem dormida evita o chamado “calo sexual”: “a barriguinha que alguns homens vão adquirindo pode ser reduzida melhorando a qualidade do sono”, explica.

Falando em sexo…

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um dos extratos vegetais mais citados na internet para a melhora da rotina íntima dos namorados, isso porque sua eficácia na melhora do desejo sexual e da libido é apoiada por várias linhas de evidência.

Além disso, a maca peruana também pode ajudar o casal a engravidar. “Experimentos com animais sugerem que a maca peruana tem atividades espermatogênicas e de aumento da fertilidade”, afirma a especialista.

Em estudos com homens, a maca peruana melhorou o bem-estar e desejo sexual em pacientes com disfunção sexual. Como destaca Cintia, a suplementação por 14 dias já foi capaz de melhorar o desempenho de resistência e desejo sexual em ciclistas treinados do sexo masculino.

Os estudos mostram ainda que a maca peruana melhorou a função sexual em mulheres na menopausa e também em mulheres com disfunção sexual causada pelo uso de antidepressivos.

Fonte: https://sportlife.com.br/vitaminas-e-suplementos-podem-turbinar-seu-relacionamento-entenda/ - Redação Sport Life - Cintia dos Santos Moser, nutricionista especialista em nutrição esportiva e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. - Foto: Shutterstock

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira

Related

Saúde 6727612788489459934

Veja também

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook

Acompanhe-nos!


Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item