Aumento de doenças causadas pelo Aedes aegypti em Sobral amplia educação nas escolas contra o mosquito | Diário Sobralense News

Aumento de doenças causadas pelo Aedes aegypti em Sobral amplia educação nas escolas contra o mosquito

A ideia é intensificar o combate às infestações e educar a sala de aula, sobre a importância da eliminação de focos da doença. Autor: Marcel...

A ideia é intensificar o combate às infestações e educar a sala de aula, sobre a importância da eliminação de focos da doença.

Autor: Marcelino Junior / Sistema Paraíso

O primeiro ciclo de combate às arboviroses realizado pelos Agentes de Controle de Endemias terminou no início de março, no município, com resultados alarmantes. Foram encontrados 972 focos nos imóveis, o que representa um aumento de 260%, em relação ao mesmo período de 2021. Em dois meses e meio foram visitados 111.739 imóveis, na sede e distritos, com um índice de infestação predial de 0,87%. Isso significa que, em média, a cada 100 imóveis, um apresentou foco do mosquito Aedes aegypti.

(Foto: divulgação/PMS).

Nos distritos, a situação é mais alarmante. O distrito de Rafael Arruda tem o maior índice de infestação do município (4,72%), seguido pelo Jordão (4,32%), São Francisco (3,88%) e Aprazível (2,78%). Com o atual quadro do período chuvoso, a tendência é que esse índice aumente, tornando ainda mais importante a participação popular nas ações de combate.

Para ampliar a possiblidade de combate às infestações, neste mês de março, a Unidade de Vigilância de Zoonoses tem realizado uma série de ações nas escolas municipais. Em parceria com o Programa Saúde na Escola e a Secretaria da Educação de Sobral são realizadas rodas de conversa, palestras e atividades interativas.


De acordo com o gerente de Zoonoses, Rafael Lima, as ações contam, também, com a presença de um agente de combate a endemias do território, com apoio do Centro de Saúde da Família. Segundo Lima, a maior parte dos focos encontrados estão dentro de residências. “Aproximadamente, 85% dos focos são encontrados em domicílios. Por isso, é importante conscientizar a população, desde crianças, até idosos, para que todos façam sua parte, eliminando locais que sejam propícios para o aparecimento do mosquito”, destaca.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Related

Sobral 2385660291646889186

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item