Cervo exótico é fotografado em rara aparição em SC; veja fotos!

Na cidade de Içara, o fotógrafo Bruno Neka dal Pont registrou imagens no mínimo curiosas . Um cervo exótico nativo da Índia e do Nepal deu a...

Na cidade de Içara, o fotógrafo Bruno Neka dal Pont registrou imagens no mínimo curiosas. Um cervo exótico nativo da Índia e do Nepal deu as caras no sul de Santa Catarina, diretamente para os cliques de dal Pont.

Foto: Reprodução

O animal que dal Pont registrou nas fotos, por conseguinte, é da espécie Axis axis, ou chital, e segundo o próprio fotógrafo, o animal era extremamente arisco. “Ele é muito arisco, se vê uma pessoa, desaparece. Eu bati a foto de dentro do carro e fiquei esperando vários minutos até ele aparecer. Tive que ter paciência, não foi fácil”, afirma Bruno dal Pont ao G1.

O cervo exótico estava andando por uma propriedade privada, próxima ao bairro Cristo Rei, quando o fotógrafo o encontrou. Ademais, outros moradores afirmam já ter visto o bicho por lá.

Como dito antes, a espécie não é nativa do Brasil e ainda é um mistério como ela chegou aqui. Contudo, é possível que o animal tenha escapado de fazendas de caça aqui no Brasil ou mesmo na Argentina. Segundo especialistas, a espécie pode causar diversos problemas para a fauna local.

Imagem: Bruno Neka dal Pont/ Arquivo Pessoal

Cervo exótico e invasor

Juntamente à destruição de hábitats, a introdução de espécies invasoras é um dos maiores motivos de extinção de espécies nativas. O javali é outro exemplo clássico de invasor no Brasil. Este animal preda e compete com espécies nativas, além de prejudicar o crescimento de florestas e fertilização do solo.

O Axis axis, nesse sentido, tem um efeito parecido com o do javali, conquanto o estrago não seja tão grande. Acontece que a espécie exótica não tem predadores naturais aqui no Brasil, ainda que onças possam predar o bicho.

Além disso, essa espécie é maior e mais resistente que o nativo veado-galheiro, comum do sul do país até o pantanal. A reprodução do Axis axis pode, eventualmente, levar ao desaparecimento da espécie nativa brasileira. Outras observações do cervo exótico já vêm acontecendo em Santa Catarina dede 2019, aliás.
                                              Imagem: Bruno Neka dal Pont/ Arquivo Pessoal

“Esses animais estão fugindo [das fazendas de caça] e reproduzindo. É a introdução de uma espécie exótica que pode trazer consequências para o futuro. Porque nós temos as condições para ter este tipo de cervo em nossa região. A questão é que a nossa espécie, que era o veado galheiro, desapareceu”, disse Marcelo Duarte, especialista do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, ao G1.

VEJA MAIS





Fonte:socientifica.com.br

Related

Animais 2925423240135593545

Veja também

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook

Acompanhe-nos!



Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item