Seguranças de Bolsonaro agridem equipe da TV Bahia; Camila Marinho leva 'mata leão' | Diário Sobralense News

Seguranças de Bolsonaro agridem equipe da TV Bahia; Camila Marinho leva 'mata leão'

Equipe da TV Aratu, filiada do SBT, também foi agredida pelos apoiadores do presidente da república Redação iBahia  A equipe da TV Bahia , f...

Equipe da TV Aratu, filiada do SBT, também foi agredida pelos apoiadores do presidente da república

Redação iBahia 

A equipe da TV Bahia, filiada da Rede Globo, foi agredida neste domingo (12) em Itamaraju (BA) por seguranças e apoiadores de Jair Bolsonaro. O presidente da república visitou à região na tarde de hoje, atingida pelas chuvas no extremo sul baiano.

Foto: Reprodução

Um dos seguranças do presidente agarrou a repórter Camila Marinho pelo pescoço, em uma espécie de "mata leão". Nas imagens é possível ver a equipe de segurança de Bolsonaro ameaçando os repórteres e tentando impedir que eles erguessem os microfones na direção do presidente. "Se bater de novo vou enfiar a mão na tua cara", gritou o segurança.

Uma equipe da TV Aratu - filiada do SBT - formada por Xico Lopes e Dário Cerqueira, também foi agredida pelos seguranças e pelos apoiadores do presidente. Camila estava acompanhada do cinegrafista Cleriston Santana.

A pochete de Camila Marinho também foi arrancada por outro apoiador e depois recuperada por um repórter. Conforme reportagem do Globonews, um dos integrantes da comitiva presidencial pediu desculpas as equipes pelo ocorrido.

Ao iBahia, Camila afirmou que toda a equipe está bem, que não pretende tomar nenhum tipo de atitude acerca da situação e mandou um recado: "Contra o ódio, prefiro o amor".

Em nota, a TV Globo repudiou o ocorrido:

"A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles".

O governador Rui Costa também se manifestou sobre o ocorrido e prestou solidariedade aos profissionais. Veja abaixo:

Related

Brasil 5417567062201454056

Destaques da semana

Links indicados

item