Gripe H3N2: o que é, sintomas, transmissão, tratamento e prevenção | Diário Sobralense News

Gripe H3N2: o que é, sintomas, transmissão, tratamento e prevenção

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe...

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Foto: Reprodução

O vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas, como o Paracetamol e Ibuprofeno, por exemplo.

Principais sintomas

Os sintomas de infecção pelo vírus H3N2 são os mesmos da infecção pela infecção pelo vírus H1N1, sendo eles:

Febre alta, acima dos 38ºC;
Dor no corpo;
Dor de garganta;
Dor de cabela;
Espirros;
Tosse,
Coriza;
Calafrios;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
Moleza.

O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.

Como acontece a transmissão

A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.

Por isso, a recomendação é a de que seja evitado permanecer muito tempo em ambiente fechado com muitas pessoas, evitar levar as mãos aos olhos e à boca antes de lavá-la e evitar ficar muito tempo próximo de uma pessoa gripada. Dessa forma, é possível evitar a transmissão do vírus.

É possível também evitar a transmissão desse vírus por meio da vacina que é disponibilizada anualmente durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A recomendação é a de que a vacina seja tomada todos os anos, principalmente por crianças e idosos, já que essa infecção é mais comum nesse grupo. A dose anual é recomendada porque os vírus podem sofrer pequenas mutações ao longo do ano, se tornando resistentes às vacinas anteriores. 

Os vírus H2N3 e H3N2 são iguais?

Apesar de ambos serem subtipos do vírus Influenza A, os vírus H2N3 e H3N2 não são iguais, principalmente relacionado à população acometida. Enquanto que o vírus H3N2 está restrita às pessoas, o vírus H2N3 está restrita aos animais, não tendo sido relatado casos de infecção por esse vírus em pessoas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe, sendo recomendado repouso, ingestão de bastante líquidos e alimentação leve para favorecer a eliminação mais fácil do vírus. Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas, como Paracetamol ou Ibuprofeno. Entenda como é feito o tratamento da gripe.

Como se prevenir do vírus H3N2?

Para prevenção, o infectologista Álvaro Furtado recomenda adotar os mesmos cuidados usados para fugir da Covid-19. Usar máscaras, lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações.

Além disso, ao apresentar sintomas dessa gripe, o ideal é que a pessoa se isole das demais por até seis dias e só sair de casa após a normalização da temperatura (em caso de episódios de febre).

“É o momento de entendermos a importância do uso de máscara para se proteger de outros vírus respiratórios. Afastar as pessoas doentes, fazer diagnóstico, investir em testagem fora do vírus da covid.

Tudo isso em um planejamento de prevenção contra vírus respiratório é importante. Além disso, o monitoramento também precisa continuar para todo o Brasil, mesmo que esses surtos pareçam estar mais concentrados em algumas capitais – Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, outras cidades também já estão ficando com os prontos socorros cheios”, concluiu Álvaro.

Fonte: tuasaude.com

Related

Saúde 7121573485594443961

Destaques da semana

Links indicados

item