Com Ômicron, número de casos de Covid-19 ultrapassa pico da pandemia em vários estados dos EUA | Diário Sobralense News

Com Ômicron, número de casos de Covid-19 ultrapassa pico da pandemia em vários estados dos EUA

Aumento de infecções e baixa vacinação podem pressionar novamente sistema de saúde em cidades mais afetadas NOVA YORK — A rápida disseminaçã...

Aumento de infecções e baixa vacinação podem pressionar novamente sistema de saúde em cidades mais afetadas

NOVA YORK — A rápida disseminação da variante Ômicron, altamente transmissível, fez com que os casos diários de coronavírus disparassem em algumas regiões dos Estados Unidos, chegando a níveis mais altos do que no pico da pandemia, no inverno passado.


Foto: Reprodução

Delaware, Havaí, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York e Porto Rico estão entre as áreas que relataram mais casos na semana passada do que em qualquer outro período de sete dias desde o início da pandemia.

Os números revelam a facilidade com que o variante está se espalhando pelo país, mesmo que alguns estudos sugiram que a Ômicron cause uma forma menos grave da Covid-19. Especialistas alertam que o aumento de infecções, combinado à baixa taxa de vacinação em algumas cidades, podem pressionar novamente o sistema de saúde dos EUA e levar a um aumento de mortes.

O recorde nacional de casos diários é de 251.232, registrado em janeiro deste ano, quando a vacinação começava no país. Na última sexta-feira, antes do feriado de Natal, a média nacional de novos casos diários ultrapassou 197 mil, um aumento de 65% em relação aos 14 dias anteriores. As mortes cresceram 3% durante o período, passando a uma média de 1.345 em sete dias, de acordo com o banco de dados do New York Times.

As hospitalizações também aumentaram, embora não tanto quanto o número de casos. Quase 71 mil americanos estão atualmente hospitalizados com Covid-19, 8% a mais que na semana anterior, mas ainda bem abaixo dos números registrados nos picos anteriores.

Cirurgias eletivas foram suspensas em muitos hospitais depois que a governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência no começo do mês. Cerca de metade dos internados tinha menos de 5 anos e não era elegível para vacinação. Na cidade, quadriplicaram as internações entre crianças desde o início de dezembro, de acordo com um comunicado do Departamento de Saúde do estado.

Também nesta segunda-feira, Dr. Anthony Fauci, a principal autoridade em doenças infecciosas dos EUA, pediu às pessoas que evitem grandes reuniões de Ano Novo.

— Quando estamos falando sobre uma festa de Réveillon... Eu recomendaria firmemente ficar longe (das festas) este ano. Haverá outros anos para isso, mas não este ano — disse Fauci, o principal conselheiro médico de Biden, à CNN.

Na semana passada, o governador de Massachusetts, Charlie Baker, convocou 500 soldados da Guarda Nacional para ajudar nos hospitais sobrecarregados.

Apenas 62% dos americanos estão totalmente vacinados, e a infraestrutura médica do país está perigosamente desgastada após dois anos de pandemia. Dados do governo indicam que a vacinação ainda é um forte protetor contra as formas graves da doença. Pessoas não vacinadas têm cinco vezes mais probabilidade de testarem positivo para a doença e 14 vezes mais chances de morrer de Covid-19, em comparação com pacientes vacinados, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Nesta segunda-feira, as companhias aéreas dos EUA cancelaram quase mil voos, o quarto dia consecutivo de cancelamentos. Cerca de 7,9 mil voos foram cancelados em todo o mundo no fim de semana do Natal devido à disseminação da variante Ômicron, inclusive entre a tripulação dos aviões.

Autor: O Globo e New York Times

Fonte: oglobo.globo.com

Related

Mundo 6798011367835686011

Destaques da semana

Links indicados

item