Bienal Internacional de Teatro do Ceará apresenta espetáculos do Brasil e da Argentina em Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte | Diário Sobralense News

Bienal Internacional de Teatro do Ceará apresenta espetáculos do Brasil e da Argentina em Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BitCE realiza de 3 a 11 de dezembro, a mostra internacional de espetáculos. O evento é gratuito ...

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BitCE realiza de 3 a 11 de dezembro, a mostra internacional de espetáculos. O evento é gratuito e as apresentações de espetáculos e experimentos cênicos desta etapa acontecem em Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte, em formato presencial. A participação é gratuita, a classificação é livre e para mais informações o público pode acessar o Instagram do evento no perfil @bienaldeteatrodoceara.



Após ações formativas, multiresidências, experimentos cênicos de intercâmbio entre criadores das artes cênicas e espetáculos on-line na primeira parte em 2019-2020, a BITCE convida o público para apresentações presenciais, todas com classificação livre

Com o tema “Teatro e Mito”, a BitCE realiza a etapa de 2021 dando continuidade ao pensamento da fluidez do trabalho teatral a partir do mito, das personagens e figuras míticas, com a dramaturgia fortalecendo o repertório mítico. Para a coordenadora do evento e da Escola Livre Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, as montagens trazem a temática da bienal para a cena com vieses que atravessam a história da humanidade. “A criação teatral é atravessada pelo mito, assim como toda a história da arte, a psicologia, diversos saberes e fazeres, tudo envolve o mito”, destaca Rejane.

As atividades da BitCE reuniram pensadores criadores e técnicos de diversos países ao longo das etapas realizadas. Entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020 as apresentações somam mais de 40. As mesmas cidades que agora apresentam espetáculos presenciais, Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte, com atenção aos protocolos da pandemia de Covid-19, receberam de forma remota espetáculos de teatro on-line, como pontos de difusão para espectadores do Brasil e do mundo.

O teatro on-line é uma estratégia de enfrentamento aos tempos de pandemia. Como ressalta a coordenadora da bienal, Rejane Reinaldo, “vimos a intensa programação das mais diversas expressões artísticas e culturais nas plataformas digitais, única forma possível de realizar ações sem aglomeração, sem colocar em risco a vida da comunidade e dos artistas. É um formato possível e que dá vazão às expressões e linguagens, uma forma de continuar existindo em tempos de “peste”, para pensar Artaud. Realizar teatro on-line é viver cultura sem cessar e, agora, voltamos ao presencial, mas fortalecemos a ideia de que tudo é criação”, explica Rejane.

REGISTRO E MEMÓRIA DA BIENAL

Os pensadores e criadores de espetáculos e ações formativas envolvidos na bienal são de vários países, como Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile e Itália; e de vários estados do Brasil, como Ceará, Pará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Em um formato híbrido, a BitCE se desafiou e conseguiu executar o formato on-line, deixando parte das experiências registradas na internet. O público pode acessar os conteúdos e espetáculos das etapas de 2019 e 2020 no canal do YouTube do evento. Além dessa disponibilidade, como registro, memória e pensamento da BitCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na história, tal qual a bienal de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para este ano.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Atacadão, da Cagece, da Cegás e Ibyte. O evento tem apoio da Parlare, Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle (França) , Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), Espaço, Corpo, Metáfora - Laboratório cênico itinerante (Venezuela/Chile), Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura do Crato/ Secretaria de Cultura, Prefeitura de Juazeiro do Norte/ Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Jaguaribe/ Secretaria de Educação e Cultura / Superintendência de Cultura, Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria da Cultura / Teatro São José, Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Theatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara, SESC, CCBNB, Ong Beatos e Espaço Cultural Marcus Jussier.

SERVIÇO

Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BitCE. Espetáculos presenciais em Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte. De 03 a 11 de dezembro de 2021. Acesso presencial e gratuito, com classificação livre. Além de transmissão através do Facebook (@bienaldeteatrodoceara).

Canal YouTube Bitce: https://www.youtube.com/channel/UCdNP2NX28vqGkf1BmBrDQjA
Programação: @bienaldeteatrodoceara

ASSESSORIA DE IMPRENSA – DÉGAGÉ
Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Atendimento: Eugênia Nogueira e Lívia Manzolillo
Tel: (85) 3252-5401 / 98736-4636 / 98902-6992
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Instagram e Facebook: @degagecomunicacao

Related

Ceará 8554767427738930146

Destaques da semana

Links indicados

item