Cresce número de dengue em Sobral; cerca de 80% dos focos estão localizados em imóveis residenciais | Diário Sobralense News

Cresce número de dengue em Sobral; cerca de 80% dos focos estão localizados em imóveis residenciais

No primeiro semestre de 2021 a Prefeitura de Sobral , por meio da Secretaria da Saúde, registrou 246 casos de dengue no município. Durante o...

No primeiro semestre de 2021 a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, registrou 246 casos de dengue no município. Durante o mesmo período de 2020, foram confirmados apenas 37 casos. Além da dengue, neste ano já foram confirmados nove casos de chikungunya e um de zika. Cerca de 80% dos focos estão localizados em imóveis residenciais, de acordo a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Foto: Reprodução

O gerente da UVZ, Rafael Lima, alerta para a necessidade da participação da população na luta contra o mosquito, intensificando os cuidados para eliminar criadouros de Aedes aegypti. "Identificamos que a concentração dos focos do mosquito em Sobral se dá em imóveis residenciais. Por isso destacamos a importância da participação popular na prevenção e combate", explicou Rafael.

Ele reforça que as ações são simples e rápidas. "As medidas são simples: tampar os potes, as cisternas, caixas d´água e a limpeza dos quintais. O processo todo leva entre 10 e 15 minutos. É importante que usemos esse momento em que muitos ainda estão em regime de teletrabalho para intensificar essa luta”, disse o gerente.

Além das ações que podem ser praticadas pela população, a Prefeitura de Sobral está tomando uma série de medidas para eliminar o mosquito da dengue. Dentre elas, a fiscalização e limpeza de terrenos particulares com acumulo de lixo, utilização do carro fumacê e intensificação das atividades dos agentes de endemias.

A limpeza de terrenos particulares iniciou na quinta-feira (15/07) e é realizada pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), responsável pela fiscalização desses imóveis. Já a Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza a identificação dos pontos críticos e mais propícios a criação de focos. Após a limpeza, as despesas são repassadas para o proprietário do terreno.

A Prefeitura dispõe ainda do “Flagrante Sujão” (WhatsApp 88 9.8802-5029), serviço de denúncias coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) para envio de denúncias de descarte irregular de lixo.

ASCOM PMS

Related

Sobral 7130315372658358154

Destaques da semana

Links indicados

item