Alunos do IFCE Sobral participam de projeto nacional de robótica | Diário Sobralense News

Alunos do IFCE Sobral participam de projeto nacional de robótica

 Alunos dos campi de Sobral e de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estão participando do projeto piloto Robótica Espacial, uma ...

 Alunos dos campi de Sobral e de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estão participando do projeto piloto Robótica Espacial, uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é levar, a estudantes de escolas públicas em todo o País, conhecimentos teóricos e práticos na área da robótica, em um curso digital de autoaprendizagem.

Durante as atividades, realizadas com uso de uma plataforma pedagógica, os estudantes aprendem a construir um rover lunar de forma virtual. O modelo é inspirado em veículo do programa de voo espacial tripulado Artemis, desenvolvido pela Nasa – agência espacial dos Estados Unidos. A plataforma adotada inclui simuladores, pelos quais os alunos poderão experimentar o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth no processo criativo.

O projeto vai, inicialmente, ser experimentado em 250 escolas. No campus de Sobral do IFCE, foram cadastrados para participarem da iniciativa 93 alunos dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

Fonte: Sobral em Revista

Related

Tecnologia e ciência 2700178901810282948

Destaques da semana

Links indicados

item