Amigo da saúde: descubra curiosidades sobre o vinho | Diário Sobralense News

Amigo da saúde: descubra curiosidades sobre o vinho

Bebida possui propriedades que beneficiam pele e coração Redação iBahia O vinho é uma das bebidas mais antigas da história e estudiosos acre...

Bebida possui propriedades que beneficiam pele e coração

Redação iBahia

O vinho é uma das bebidas mais antigas da história e estudiosos acreditam que ele tenha surgido entre 5 mil e 8 mil anos antes de Cristo. A bebida, que era associada aos deuses pelos egípcios e gregos, hoje é considerada chique por grande parte da sociedade. Afinal, quem não acha fino tomar um bom vinho no fim do dia?
Foto: Reprodução

Esse conselho de que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde caiu na boca povo, mas o que poucos sabem é o que segredo da bebida está na uva. A engenheira de alimentos da Campo Largo, Gislaine Santana, explica quais são essas substâncias e como elas beneficiam a saúde. Confira:

Bom pro coração

Além dos diversos sabores maravilhosos, o vinho possui micronutrientes ótimos para a proteção de doenças. E adivinha só: eles vêm da uva.

“Os polifenóis são bem presentes no vinho por causa da uva. Essa substância é muito conhecida por proteger contra doenças crônicas, cardíacas e controlar os níveis de açúcar no sangue”, explica Santana.

Aliado da pele

“O resveratrol é um polifenol, substância presente nas sementes e cascas de uvas pretas e, consequentemente, também no vinho tinto. O micronutriente forma uma película de proteção na pele, por assim dizer, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce”, pontua a engenheira de alimentos.

Vale ressaltar que quanto mais intensa for a cor do vinho, maior a quantidade dessa substância.

Bom para a digestão

Gislaine explica que uma das reações causada pelo consumo da uva é a liberação de óxido nítrico, substância essencial para relaxar as paredes do estômago.

“Por isso, uma taça de vinho antes ou após das refeições potencializa a absorção de nutrientes dos alimentos”, aponta.

Aliada na prevenção do câncer

Como se não bastasse ser bom para o coração, pele e digestão, o vinho ainda é um aliado na prevenção do câncer.

Estudos apontam que a substância prociandina, presente na uva, previne o câncer e diminui os efeitos colaterais da quimioterapia na saúde.

Related

Gastronomia 5114489580109349261

Destaques da semana

Links indicados

item