Quem sofre de pressão alta tem direito a aposentadoria por invalidez ou ao auxílio-doença? | Diário Sobralense News

Quem sofre de pressão alta tem direito a aposentadoria por invalidez ou ao auxílio-doença?

Quem sofre de pressão alta tem direito a algum benefício do INSS? É normal conhecermos pessoas do nosso vínculo que sofrem da famosa hiperte...

Quem sofre de pressão alta tem direito a algum benefício do INSS? É normal conhecermos pessoas do nosso vínculo que sofrem da famosa hipertensão.

 Por Gabriel

Por isso, na matéria de hoje vamos esclarecer sobre os direitos de quem sofre hipertensão. Continue conosco e veja se é possível esses segurados terem direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Você sabe o que é Hipertensão?

A hipertensão é conhecida como pressão alta, o que causa a pressão alta é a força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo. A hipertensão geralmente é aferida acima de 14/9 , podendo ultrapassar o número de 18/12, que já é considerado alerta.

Você sabe quais são os sintomas da Hipertensão?

A pressão alta não apresenta sintomas considerados graves, a pior das hipóteses é ocasionar acidentes vasculares e até mesmo doenças cardíacas em maior grau.

Você sabe o que é auxílio-doença?

O auxílio-doença ampara os segurados que necessitam se afastar de suas atividades laborais por mais de 15 dias e que precisam de tratamento e recuperação para conseguir voltar a sua rotina normal.
A pessoa que é hipertensa pode ter direito ao auxílio-doença?

Geralmente as pessoas que sofrem de pressão alta, não tem fatores que comprometem para exercer suas atividades laborais, mas se esta pessoa hipertensa, segurada do INSS precisar passar por algum período de tratamento específico, onde seja atestado que o mesmo não pode exercer suas atividades laborais, ele poderá ser amparado pelo auxílio-doença.

Mas se ocorrer um acidente vascular cerebral ou até mesmo o paciente desenvolver problemas no coração, o mesmo pode conseguir com mais facilidade o benefício.

Designed by @pressfoto / freepik
  
A pessoa hipertensa pode requerer a aposentadoria por invalidez?
 
Como mencionamos acima, a pessoa que tem hipertensão não está incapacitada de exercer suas atividades laborais, mas isso vai depender do caso do paciente.

Supondo que o Senhor João tenha pressão alta e sofre um AVC e em decorrência disso ele fique com sequela, que vai impossibilitar o cidadão a exercer suas atividades laborais.

Nestes casos o cidadão pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez. Para isso ele deverá passar por uma perícia médica do INSS para determinar a concessão do benefício.
É preciso ter tempo de carência?

Isto vai depender do caso, se a perícia do INSS atestar que o trabalhador não tem condições de exercer suas atividades laborais, o segurado será isento, já em outros casos,pode ser que seja solicitado a carência de 12 meses de contribuição.

Veja quais sãos as documentações exigidas

É necessário que o segurado tenha todas as documentações exigidas referente ao tratamento ou internação, por exemplo: Laudos, exames, atestados e relatórios e documentos pessoais.

Para agendar a perícia do INSS basta você agendar um horário através da internet MEU INSS ou ligue 135.

Por: Laís Oliveira.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: Jornal Contábil

Related

Saúde 6286766379595684489

Destaques da semana

Links indicados

item