‘Nossos hospitais estão cada vez mais lotados’, diz Camilo Santana ao justificar proibição do carnaval no Ceará | Diário Sobralense News

‘Nossos hospitais estão cada vez mais lotados’, diz Camilo Santana ao justificar proibição do carnaval no Ceará

Governador alertou que a situação no estado é grave e pode piorar Foto: Reprodução O governador Camilo Santana afirmou na noite de sábado (1...

Governador alertou que a situação no estado é grave e pode piorar

Foto: Reprodução

O governador Camilo Santana afirmou na noite de sábado (13) que as unidades hospitalares do Ceará estão cada vez mais lotadas e diante desse cenário preocupante a proibição do carnaval foi necessária para evitar uma situação ainda mais grave no estado.

“Em momento de pandemia não pode haver folia. Nossos hospitais estão cada vez mais lotados. Não pode haver festa diante de uma situação grave, que ameaça piorar. Sei que não é fácil. Uma tradição de tantas décadas de carnaval. Mas é para o bem. Teremos muitos carnavais pela frente”, disse ele em uma publicação nas redes sociais.

As festas de carnaval foram proibidas em todo o estado para conter o avanço da Covid-19. Entre as medidas publicadas em decreto estadual, estão a suspensão do transporte intermunicipal de passageiros e redução do horário de funcionamento das atividades não essenciais como restaurantes e barracas de praia.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Ceará é de 86,72%. Desde o início da pandemia, foram registrados 393.650 casos de Covid-19 e 10.822 pessoas morreram em decorrência da doença. As informações são da plataforma IntergraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atualizadas na noite deste sábado (13).

Restrições no carnaval no Ceará

Posso ir para um destino tradicionalmente sem muita folia?

Apenas se comprovada a necessidade do deslocamento por motivos de força maior. A determinação inclusive vale para os municípios tradicionalmente mais procurados também.

Vale ressaltar ainda que o decreto sugeriu aos municípios mais buscados durante esse período que sejam adotadas medidas mais rigorosas no controle da doença, a exemplo da instalação de barreiras sanitárias na entrada e saída dos municípios e do estabelecimento de restrição de horário das atividades econômicas.

Posso ir a bares e restaurantes?

O funcionamento desses estabelecimentos segue da seguinte forma:

• entre segunda e sexta, funciona até 20h;
• no fim de semana, funciona até 15h.

Quais municípios estão com barreiras sanitárias?

Até a publicação desta matéria, foram informadas barreiras em Fortaleza, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Aracati, Sobral e Paracuru.

Posso me deslocar entre um município e outro?

O transporte intermunicipal de passageiros, seja ele coletivo ou individual, está suspenso entre 12 e 17 de fevereiro. Contudo, será permitido caso comprovada a necessidade de entrar na cidade.

Tenho passagens compradas para uma data entre 12 e 17 de fevereiro. O que fazer?

Os bilhetes comprados em empresas de ônibus têm validade de um ano. Então, quem quiser remarcar a data pode ir às agências nesta sexta-feira (12), ou a partir da próxima quinta-feira (18).

Fonte: G1 CE

Related

Ceará 5188934816111937116

Destaques da semana

Links indicados

item