Entenda porque cuidar do intestino faz bem para a sua saúde mental | Diário Sobralense News

Entenda porque cuidar do intestino faz bem para a sua saúde mental

Orgão é conhecido como o nosso segundo cérebro Redação iBahia O corpo humano é uma grande cadeia de sistemas, que tem ligações umas com as o...

Orgão é conhecido como o nosso segundo cérebro

Redação iBahia

O corpo humano é uma grande cadeia de sistemas, que tem ligações umas com as outras. Com isso, há relação entre diferentes partes do corpo, como por exemplo o intestino e o cérebro. Logo, o "segundo cérebro do nosso organismo tem interferência direta na saúde mental.

O intestino comanda o corpo? Entenda!
Foto: Reprodução


Isso porque o intestino concentra 500 milhões de neurônios e quando a microbiota presente nesse órgão entra em desequilíbrio, além de sintomas clássicos como constipação, diarreia, flatulências ou má digestão, pode causar também mau humor, problemas de insônia, sensação de cansaço e desânimo. É o que explica a nutricionista Camila Sandy.

Além disso, o hormônio ligado ao prazer e bem-estar, a serotonina, é produzido em sua maior parte pelo intestino. Cerca de 80 a 90% da produção da substância acontece lá. Por isso, quando o órgão está com o funcionamento desregulado, a quantidade da substância é afetada.

O segredo para manter o intestino bem é simples: manter bons hábitos alimentares, com uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras, e uma adequada ingestão de água. Além dessas alternativas naturais, a farmacêutica e sócia-fundadora da Singular Pharma, Edza Brasil, afirma que há hoje disponíveis no mercado também os fitoterápicos e soluções preparadas em farmácias de manipulação com ativos que podem colaborar com o equilíbrio da flora intestinal e o controle das nossas emoções.

Related

Saúde 5158877564187250880

Destaques da semana

Links indicados

item