Pesquisa epidemiológica que avalia impacto do coronavírus será realizada em Sobral | Diário Sobralense News

Pesquisa epidemiológica que avalia impacto do coronavírus será realizada em Sobral

A partir de hoje, o município de Sobral participa da Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19, investigação científica sobre a transmissão do...

A partir de hoje, o município de Sobral participa da Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19, investigação científica sobre a transmissão do coronavírus nos municípios cearenses.



O levantamento teve início em Fortaleza e é promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A realização do estudo em Sobral é de responsabilidade da Prefeitura do município e do Instituto Opnus.

Ao todo, 900 pessoas participarão da testagem e serão submetidas a testes rápidos e exames de biologia molecular, feitos a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta) por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

A equipe do Hospital Dr. Estevam (HDE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) capacitaram 15 enfermeiros e 15 dentistas para atuar na testagem da população, além de 10 supervisores do Instituto Opnus, responsável pela pesquisa. 416 agentes de saúde da Prefeitura de Sobral também darão suporte no levantamento.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde, Magda Almeida, destaca a importância da pesquisa para identificar a quantidade de pessoas que pode estar imune ao vírus e para definir as estratégias de combate à covid-19.

Fonte: saude.ce.gov.br/

Related

Saúde 7414280266318343651

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item