Como fazer uma máscara caseira contra o coronavírus (e cuidar bem dela) | Diário Sobralense News

Como fazer uma máscara caseira contra o coronavírus (e cuidar bem dela)

O uso de máscaras é recomendação oficial para reduzir a transmissão do vírus. Veja o passo a passo para confeccionar diferentes tipos, com o...

O uso de máscaras é recomendação oficial para reduzir a transmissão do vírus. Veja o passo a passo para confeccionar diferentes tipos, com ou sem costura.

Reprodução
Para conter o novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Ministério da Saúde, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e outras entidades passaram a pedir que a população em geral use máscaras sempre que for necessário sair de casa. Antes de explicar como fazer versões caseiras — as cirúrgicas estão reservadas para profissionais, pessoas com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 e seus cuidadores —, é importante compreender para que ela serve.

Ao contrário do que se imagina, as máscaras de pano não impedem por completo que a pessoa contraia o vírus. Na verdade, elas funcionam mais como uma barreira mecânica para que o usuário não espalhe o Sars-CoV-2 por meio de gotículas. Hoje já se sabe que boa parte dos casos são assintomáticos, e que é possível transmitir esse agente infeccioso alguns dias antes da doença manifestar sinais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta, contudo, que o acessório pode levar a uma sensação de falsa segurança. Não caia nessa. A ideia é utilizá-lo como um cuidado extra, e não substituir outras medidas preventivas, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e ficar em casa o máximo possível.
Os melhores tecidos e modelos

O Ministério da Saúde recomenda que a máscara seja feita com ao menos duas camadas dos seguintes materiais, em ordem decrescente de capacidade de filtrar partículas:

Tecido de saco de aspirador
Cotton (55% poliéster e 45% algodão)
Tricoline (100% algodão)
Fronhas de tecido antimicrobiano

“Camisetas, camisas, calças e até roupas de baixo em bom estado de conservação, de preferência com camadas grossas de tecido, podem ser usadas para a versão caseira”, diz o médico Leonardo Weissman, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O mais importante é o formato. Ela deve cobrir totalmente a boca e o nariz e ficar bem presa no rosto, sem deixar espaços nas laterais ou no queixo.
Um guia para fazer a máscara em casa

Diversos tutoriais online ensinam a confeccionar esses itens. Vamos destacar aqui três caminhos referendados pelas autoridades da saúde pública:

Sem costura, com lenço ou outros tecidos:


1- Estenda e, então, dobre o tecido no meio várias vezes na horizontal, criando uma longa tira grossa, com cerca de 21cm de altura.

2 - Use dois elásticos de cabelo (ou outro tipo) em cada extremidade e ajuste o tamanho para o seu rosto.
3 - Faça mais uma dobra, agora vertical, com as pontas para o meio, e puxe os elásticos para fora. Prenda a máscara com eles atrás das orelhas.

Quase sem costura, com camiseta:
1)Corte frente e verso de uma camiseta seguindo esse molde:
(Fonte: Mask4all/SAÚDE é Vital)
2) Dê um ponto de segurança na parte inferior para segurar as camadas juntas

3) Insira um papel entre elas (pode ser um filtro de café)

4) Amarre a alça superior ao redor do pescoço, por cima das orelhas, e a alça inferior no topo da cabeça. A imagem abaixo, do CDC, ajuda a entender:
 (Fonte: CDC/Divulgação)

Com costura:

Use um molde de papel com 21cm de altura e 34cm de largura — medida padrão para cobrir o rosto.
Corte o tecido disponível utilizando o molde como base.
Combine duas partes iguais de tecido e uma de TNT (tecido não tecido). Essa parte do TNT, embora desejável, não é obrigatório.
Coloque um elástico grande entre as camadas de tecidos nas extremidades do retângulo.
Costure com linha e agulha.
Faça três dobras no sentido horizontal e prenda com um ponto.
Cuidados ao usar

É importante lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes e depois de tocar a máscara. Posicione-a bem, para cobrir nariz e boca sem que fique desconfortável. Do contrário, há o perigo de cutucar toda hora para ajeitar.

Remova a máscara sempre pelo elástico. Se precisar encostar no tecido, faça isso com as mãos limpas, pegando pelo interior. Como esse lado da máscara não teve contato com o ambiente externo, não está contaminado.

O acessório deve ser trocado sempre que umedecer. Dobre com a parte de fora voltada para dentro e guarde-o em um saquinho plástico até o momento da higienização.

Em casos pontuais, como tomar água ou comer, dá para lavar bem as mãos, remover a máscara, armazená-la e, então, colocá-la novamente. Mas o ideal mesmo é ter uma segunda para essas situações.

Ah, e ela é de uso individual. Nunca compartilhe.
Os passos para lavar e descartar a máscara adequadamente

O CDC afirma que um passeio convencional na máquina de lavar é o suficiente para limpar as máscaras. Mas a recomendação do Ministério da Saúde do Brasil é deixar de molho por 30 minutos em um recipiente com uma parte de água sanitária para 50 partes de água potável (uma colher de copa para um litro, por exemplo).

Depois disso, enxague com água corrente e lave com sabão. Quando secar, passe um ferro e coloque em um saco plástico limpo.

Com os devidos cuidados, ela não tem um prazo de validade específico. “Mas deve ser descartada assim que apresentar sinais de desgaste, como rasgos e furos”, ensina Weissman.
Cuidados além da máscara

Não há evidências científicas robustas sobre o efeito das máscaras caseiras na contenção da Covid-19, como alerta a OMS. Até por isso, ela não serve de desculpa para descuidar de outras orientações, essas sim já bem embasadas. São elas:
Praticar o distanciamento físico quando estiver em público, mantendo uma distância de ao menos dois metros para outra pessoa
Sair de casa o mínimo possível e evitar aglomerações
Higienizar frequentemente às mãos com água e sabão — ou álcool em gel 70%
Limpar superfícies e objetos frequentemente tocados: maçanetas, celulares, chaves etc

E de novo: as máscaras cirúrgicas descartáveis no momento são destinadas aos profissionais de saúde, doentes com sintomas gripais e seus cuidadores. Com a alta demanda por esses itens no mundo, devemos reservá-los para quem mais precisa deles.

Related

Saúde 2199652593136883775

Destaques da semana

Links indicados

item