Um planeta parecido com a Terra foi encontrado por investigadores vasculhando os primeiros dados do Kepler da NASA.
![]() |
Representação artística da aparência do Kepler-1649c na superfície enquanto orbita sua estrela anã vermelha, Daniel Rutter / NASA / Ames Research Center |
O exoplaneta, Kepler-1649c, orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 300 anos-luz da Terra. É aproximadamente do tamanho da nossa Terra e fica na "zona habitável" da sua estrela hospedeira, o que permite a existência de água líquida na sua superfície. As suas descobertas foram publicadas no Astrophysical Journal Letters na última quarta-feira.
O Kepler-1649c completa uma órbita em volta de sua estrela anã vermelha em 19,5 dias terrestres, o que é emocionante ao colocá-la na "zona habitável" de sua estrela hospedeira.
"Este mundo distante e intrigante dá-nos uma esperança ainda maior de que haja uma segunda Terra entre as estrelas, à espera de ser encontrada", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA, num comunicado.
O Kepler da NASA procurou e encontrou centenas de planetas durante a sua missão no espaço. Agora, alguns desses dados ainda oferecem informações extraordinárias, como a descoberta do Kepler-1649c, o exoplaneta potencialmente habitável. De acordo com as observações do Kepler, 20 a 25% dos 220 bilhões de estrelas da Via Láctea abrigam mundos que podem ser zonas habitáveis. São muitos planetas com o potencial de ter vida.
![]() |
Diferença de tamanho entre a Terra e o Kepler-1649c, Daniel Rutter / NASA / Ames Research Center |
Kepler-1649c tem apenas 1,06 vezes o tamanho da Terra e recebe 75% da energia estelar que nosso planeta recebe do sol. Essa combinação torna o mundo recém-descoberto realmente muito especial.
"Existem outros exoplanetas estimados em tamanho mais próximo da Terra, como o TRAPPIST-1f e, segundo alguns cálculos, o Teegarden c", escreveram funcionários da NASA no mesmo comunicado. "Outros podem ser mais parecidos da Terra em temperatura, como o TRAPPIST-1d e o TOI 700d. Mas não há outro exoplaneta que seja considerado mais próximo da Terra em ambos os valores que também estão na zona habitável de seu sistema".
Referencia//InterestingEngineering