Cidades do Ceará restringem entradas para visitantes em ações de combate à pandemia do novo coronavírus; veja lista | Diário Sobralense News

Cidades do Ceará restringem entradas para visitantes em ações de combate à pandemia do novo coronavírus; veja lista

Cidade turística, Fortim fechou acessos às vésperas da Semana Santa. — Foto: Ellen Freitas/SVM Solicitação de documentos e determinação ...

Cidade turística, Fortim fechou acessos às vésperas da Semana Santa. — Foto: Ellen Freitas/SVM

Solicitação de documentos e determinação de quarentena para pessoas de segunda residência estão entre as medidas de controle adotadas pelos municípios.

Pelo menos cinco cidades do Ceará determinaram o bloqueio de seus limites como forma de restringir o acesso a pessoas que não moram nos municípios. A medida adotada pelas prefeituras prevê o aumento de fluxo de pessoas nas cidades durante a Semana Santa, o que possibilita o risco de transmissão da Covid-19, doença com crescimento exponencial de casos em todo o Ceará.

As cidades são:

Guaramiranga

Piquet Carneiro

Paracuru

Fortim

Beberibe

Nestes municípios, apenas residentes ou pessoas que prestam serviços essenciais poderão cruzar os principais acessos.

Em Piquet Carneiro, no Sertão Central, um decreto válido até 20 de abril determina a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

"Quem não é do município de Piquet Carneiro vai ter que se identificar e mostrar que é um serviço essencial para permanecer no nosso município", afirma o prefeito da cidade, Bismarck Barros Bezerra.

No documento, fica vedada a entrada no município de veículos de transporte interestadual e intermunicipal, além de veículos particulares e de representantes comerciais. Exclui-se da medida, pessoas que estejam prestando serviços considerados essenciais.

Transportes de carga só serão autorizados a entrar na cidade caso estejam transportando alimentos, água, produtos farmacêuticos, dentro outros insumos considerados essenciais.

Pessoas com residência em Piquet Carneiro que cheguem de cidades com casos de transmissão comunitária da COVID-19 serão autorizadas a entrar no município, mas terão que permanecer em isolamento domiciliar mandatório, só sendo autorizada a liberação pela Autoridade Sanitária local.

Fortaleza tem maior incidência de casos de Covid-19 por habitante do país

Cerca de 300 leitos hospitalares estão ocupados por pacientes de Covid-19 no Ceará

39 pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave por coronavírus tiveram cura

              Quarentena em Guaramiranga



Em Guaramiranga, na região o Maciço de Baturité, a determinação passou a valer à 0h desta quinta-feira (9). Pessoas que tenham como segunda residência o município devem cumprir uma quarentena mínima de sete dias ao chegarem. Haverá também um cadastro, de responsabilidade da Vigilância Sanitária, com o registro de todas as pessoas que adentrarem a cidade, residente ou trabalhador.

A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária vão realizar as fiscalizações, com o apoio de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Polícia Civil.

Bloqueio das divisas em Paracuru

Com o aumento dos casos do novo coronavírus e a aproximação do feriado da Semana Santa, o prefeito de Paracuru, na Grande Fortaleza, Eliabe Albuquerque, determinou o fechamento das divisas da cidade, localizada no litoral do Ceará. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (8) e as barreiras foram colocadas nos limites da cidade desde as 6h desta quinta-feira (9).

"Nossas praias estão com acesso restrito. No momento nós não temos estrutura pra receber, nossas pousadas e hotéis estão fechados, não estão recebendo ninguém, restaurantes estão fechados, barracas de praia. Então não é o momento pra população visitante vir à nossa Paracuru”, declarou Albuquerque.

Para os moradores da cidade que precisarem retornar ao município, vai ser exigido um comprovante de endereço.

Acesso restrito em Fortim

Desde quarta-feira (8), as duas entradas principais do município de Fortim, no litoral leste do Ceará, estão sendo fiscalizadas para que seja liberado o acesso apenas a residentes, pessoas que prestam serviços considerados essenciais na cidade, ou para casos de urgência. As determinações vigoram até o dia 20 de abril, conforme prevê decreto municipal publicado na quarta.

Conforme o documento, as pessoas de segunda residência poderão deixar o município somente após cumprirem uma quarentena mínima de sete dias. Já o residente ou trabalhador que queira ingressar na cidade deve apresentar comprovante de endereço ou documento de inscrição no cadastro do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou ainda documento que comprove o vínculo empregatício nos estabelecimentos em funcionamento em Fortim.

Acesso com documentação em Beberibe

Decreto da Prefeitura de Beberibe, datado de 8 de abril, determinou o fechamento, a partir das 00h desta quinta-feira (9), de todas as principais entradas de acesso ao município. A exceção é para residentes ou pessoas que comprovem vínculo empregatício nos estabelecimentos da cidade, em casos de transporte de mercadorias essenciais ou em situações urgentes.

Moradores e trabalhadores serão autorizados a entrar no município somente a partir da apresentação de comprovante de endereço, documento de inscrição no cadastro do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), ou documento que comprove o vínculo empregatício.

As pessoas de segunda residência também devem cumprir a quarentena de sete dias antes de voltarem a atravessar os limites do município.

O Ceará é um dos estados mais afetados da doença, com mais de 1,2 mil casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Fortaleza é a cidade com maior índice da doença em proporção ao número de habitantes, conforme o Ministério da Saúde.

Com a alta disseminação da doença, o sistema público de saúde do estado corre risco de entrar em colapso.

Além dos casos confirmados da doença, 43 pessoas morreram em consequência da Covid-19 no Ceará.



Fonte: G1 Ceará

Related

Ceará 5873493317727032908

Destaques da semana

Links indicados

item