Seis itens do carro que merecem sua atenção antes da viagem | Diário Sobralense News

Seis itens do carro que merecem sua atenção antes da viagem

Manutenção preventiva é essencial para aumentar a vida útil dos componentes do veículo e evitar acidentes de trânsito Redação iBahia Fo...

Manutenção preventiva é essencial para aumentar a vida útil dos componentes do veículo e evitar acidentes de trânsito

Redação iBahia
Foto: reprodução

- Atenção a troca de óleo

Verificar o óleo lubrificante é primordial para o bom desempenho do motor e evitar o atrito das peças, além de mantê-las refrigeradas. Cheque o nível do óleo através da vareta de óleo semanalmente e fique atento a possíveis vazamentos.

2- Cuidado com os freios

A falha do sistema de freios pode causar um grande acidente, por isso, sua verificação é essencial. A troca do fluido de freio deve estar de acordo com o manual do proprietário, pois varia de acordo com o modelo do veículo.

Além disso, é necessário fazer a regulagem do freio de mão, verificar as pastilhas, discos e lonas de freios a cada 10 mil quilômetros.

3- Não esqueça dos pneus

É necessário averiguar a situação dos pneus regularmente, para evitar multas ou comprometimento da aderência do pneu à pista. Quando desgastados, popularmente conhecidos como "carecas", aumenta a distância de frenagem, o que leva a um maior risco de aquaplanagem e um rompimento repentino.

4- E o nível da água?

O composto químico é responsável por manter a temperatura ideal do motor, por isso é importante ficar atento ao nível de água do reservatório.

5- Troca do filtro de ar do motor e combustívelOs filtros de ar impede a entrada de materiais impuros, como a poeira, no motor e aumentar a economia do veículo. Ficar atento a necessidade de substituição do item é essencial, para isso a dica é consultar o manual do proprietário.

6- Cheque a iluminação e materiais

Todos os veículos contam com luzes internas e externas. As externas possuem uma maior importância, pois por intermédio do farol alto ou baixo, por exemplo, o condutor terá maior condição de dirigibilidade.

O bom funcionamento das lâmpadas é responsável por indicar que o carro a frente diminuiu a velocidade. Além disso, a altura dos faróis deve ser regulada para que o motorista tenha uma visão completa de veículos a frente ou no sentido oposto.

Related

Dicas 4450458073090452260

Destaques da semana

Links indicados

item