Super-Terra recém-descoberta pode ser habitável | Diário Sobralense News

Super-Terra recém-descoberta pode ser habitável

Os astrónomos encontraram mais um exoplaneta , desta vez uma "Super-Terra" próxima, que pode ter vida tal como a conhecemos. O...

Os astrónomos encontraram mais um exoplaneta , desta vez uma "Super-Terra" próxima, que pode ter vida tal como a conhecemos.

O planeta foi descoberto, no início deste ano, recorrendo ao Transition Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA na constelação de Hydra, a cerca de 31 anos-luz da Terra, de acordo com um comunicado da NASA . (Um ano-luz é a distância que a luz percorre num ano, cerca de 10 triliões de quilómetros.)

Photo NASA


Julga-se que o exoplaneta, chamado GJ 357 d, tenha cerca de duas vezes o tamanho da Terra e seis vezes a sua massa. Localizado na borda externa da "zona habitável" de sua estrela hospedeira, os cientistas acreditam que esta super-Terra possa ter água na superfície.
"Se o planeta tiver uma atmosfera densa, que levará estudos futuros para determinar, ele poderia reter calor suficiente para aquecer o planeta e permitir a entrada de água líquida na sua superfície", afirmou Diana Kossakowski, investigadora do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg. Alemanha, e coautora do estudo recente.

O planeta potencialmente habitável e mais dois vizinhos foram encontrados orbitando uma estrela anã, com cerca de um terço do tamanho e da massa do nosso próprio sol e 40% mais frio. A TESS notou que a luz que vem desta pequena estrela escurece levemente a cada 3,9 dias, uma pista de que um exoplaneta pode estar passando entre a estrela e a terra, na sua orbita.
Esse planeta é GJ 357 b, uma "Terra quente" que orbita 11 vezes mais perto a sua estrela hospedeira do que Mercúrio orbita o sol e provavelmente tem uma temperatura de superfície de cerca de 490 graus Fahrenheit (254 graus Celsius)

Mas o planeta vizinho possivelmente habitável de GJ 357 d, sacou-lhe o lugar. Outras observações mostraram que o GJ 357 d orbita sua estrela a cada 55,7 dias a uma distância de cerca de um quinto da distância da Terra em relação ao Sol, e poderia ter condições semelhantes à da Terra, de acordo com uma declaração da Universidade de Cornell.


Photo NASA


"Nós construímos os primeiros modelos para perceber como poderia ser este novo mundo", disse Jack Madden, doutorando em Cornell e co-autor do estudo, num comunicado. " Saber que pode existir água líquida na superfície deste planeta motiva os cientistas a encontrar maneiras de detetar sinais de vida."
O outro planeta no sistema, GJ 357 c, é tem pelo menos 3,4 vezes mais massa que a Terra e orbita a estrela a cada 9,1 dias. GJ 357 c provavelmente tem uma temperatura de superfície de cerca de 260 Fahrenheit (127 C), disseram os funcionários da NASA.

A equipa espera em breve poder procurar sinais de vida no exoplaneta com futuros telescópios.

O estudo foi publicado em 31 de julho na revista Astronomyand Astrophysic

Fonte: Space

Related

Mundo 4418976090283958135

Destaques da semana

Links indicados

item