Erro 404 a página não pode ser encontrada – explicação e solução | Diário Sobralense News

Erro 404 a página não pode ser encontrada – explicação e solução

Você se lembra quando estava comprando na Internet e tentou clicar em um produto que queria comprar mas, ao clicar no produto, em vez ...



Você se lembra quando estava comprando na Internet e tentou clicar em um produto que queria comprar mas, ao clicar no produto, em vez da página do produto, foi exibida uma tela com algo parecido com 404 Página não encontrada? Nesse momento, além de você, um cliente em potencial, ser impedido de comprar um produto que desejava, o proprietário deixou de fazer uma venda. Essa é uma situação de comércio eletrônico em que todos perdem.

Como eu sei que todos vocês são vencedores, não vamos deixar que esse erro 404 atrapalhe a nossa vida. Vou explicar o que é esse erro e apresentar algumas ideias para resolver esse problema na sua loja on-line. Quando esse erro ocorrer novamente, você terá o conhecimento necessário para corrigi-lo rapidamente e continuar a vender.

Como reconhecer o erro
Essa mensagem de erro pode ocorrer de muitas formas diferentes no seu computador. As páginas 404 podem ser completamente personalizadas pelo proprietário do domínio. Elas podem ser exibidas de várias formas diferentes, mas as palavras abaixo são as mais comuns para determinar se o erro que você encontrou é um Erro HTTP 404:
“Erro 404"
"404 Não encontrado"
“O URL solicitado [URL] não foi encontrado neste servidor."
"HTTP 404 Não encontrado"
"404 Página não encontrada"

O erro HTTP 404 padrão será uma tela branca com texto simples em preto. Esta é uma captura de tela de uma página 404 básica que você poderá visualizar.

Lembre-se de que a página de erro 404 pode ser totalmente personalizada. Esta é a aparência da página 404 do GitHub

O tema padrão da PrestaShop também tem uma página 404 ligeiramente personalizada. Esta é a página da versão 1.5.

O que é o erro 404?
O erro HTTP 404 significa que a página da web que você estava tentando acessar não foi encontrada nos servidor. É um erro do lado do cliente, o que significa que a página foi removida ou transferida e o URL não foi alterado para refletir isso. Ou então, significa que você digitou o URL incorretamente. Resumindo, um erro 404 significa que a página simplesmente não existe no URL que você inseriu.

Etapas simples de resolução
Há algumas dicas simples que você pode tentar para resolver o problema. Veremos algumas digas avançadas de solução de problemas mais tarde. De qualquer maneira, você deve tentar essas dicas antes porque o erro 404 pode frequentemente ser resolvido rapidamente.
A primeira coisa que você deve fazer é simplesmente atualizar a tela. Você pode pressionar Ctrl+F5 para forçar uma atualização na página. O erro pode aparecer simplesmente porque não foi possível carregar a página.
Limpe o cache e os cookies do navegador. Se você consegue acessar a página em outro dispositivo, como no seu celular, a limpeza do cache e dos cookies normalmente resolverá o problema.
Confira o URL para verificar se foi digitado corretamente. Isso inclui o texto do URL, as barras corretas, a extensão de página, etc.
Verifique a existência de malware ‑ alguns arquivos de malware forçam um erro 404 nos sites. É essencial que você tenha certeza de que o seu computador está em ordem e não foi comprometido.
Entre em contato com o proprietário do site e notifique o erro 404. Se você for o proprietário do site, entre em contato com o provedor de hospedagem para obter mais informações. Se o servidor está com problemas, pode gerar erros 404.

Solução avançada de problemas para a sua loja da PrestaShop
Um erro 404 pode ser uma frustração para os proprietários de lojas da PrestaShop. Vamos examinar alguns dos motivos e soluções mais comuns para o erro 404 no seu back office ou front office. Muitas dessas “causas comuns” estão relacionadas ao arquivo .htaccess. Não recomento que você modifique esse arquivo, a menos que saiba o que está fazendo. É por isso que eu sempre sugiro que você entre em contato com o provedor de hospedagem e assine um plano de suporte da PrestaShop. Os provedores de hospedagem confiáveis, como a InMotion Hosting, podem ajudar você a configurar o seu arquivo .htaccess e a solucionar problemas. Se você tiver um plano de suporte da PrestaShop, terá certeza de que esses erros serão resolvidos rapidamente por um membro da equipe da PrestaShop.

ESPERE! Antes que você comece a alterar seus arquivos de back office e da PrestaShop, faça um backup completo do banco de dados e dos arquivos da PrestaShop. Leia este post para saber como fazer isso ou peça ao seu provedor de hospedagem para fazer backup do banco de dados e dos arquivos da PrestaShop.

Agora, vamos resolver o erro 404.Páginas excluídas: se você exclui páginas da sua loja, é possível que os mecanismos de busca já tenham analisado e indexado essa página. Pode demorar um pouco (até um mês) para que os mecanismos de busca reconheçam que a página foi excluída. Os seus clientes também podem ter adicionado a página aos seus favoritos. É uma boa ideia redirecionar os produtos excluídos para uma página diferente, como a sua página inicial. Este é um módulo que não exige nenhuma alteração de código no arquivo .htaccess.
Permissões: se você encontrar um erro 404 com uma sentença com o texto “Você não tem permissão para acessar...”, é praticamente certo que há um problema de permissões. Você deve alterar as permissões CHMOD via FTP ou ligar para o provedor de hospedagem para providenciar essa alteração. Normalmente, as permissões indicadas são 755 para diretórios e 644 para arquivos. No entanto, as permissões variam de acordo com o host. Não deixe de verificar com o provedor de hospedagem.
Limite de memória: você pode encontrar um erro 404 devido a um problema de limite de memória no seu host. Embora os dois não estejam relacionados diretamente, é importante saber como ativar os relatórios de erro. Ative os relatórios de erro e recarregue a página com o erro 404. Se ocorrer um erro com uma descrição que começa com “Erro fatal: falta de memória.”, entre em contato com o seu provedor de hospedagem para aumentar o limite de memória.
Problema de htaccess: o .htaccess é um arquivo de configuração usado por servidores da web Apache e fica na pasta raiz. Entre outras ações, o arquivo pode controlar redirecionamentos, proteger pastas e alterar aspectos dos URLs. Muitas vezes, é possível resolver problemas 404 gerando esse arquivo novamente. Você pode excluir o arquivo .htaccess manualmente por meio de FTP e gerá-lo novamente acessando Back-Office/Advance Parameters/Performance. Algumas vezes, simplesmente acionar a opção Friendly URL pode resolver o problema, gerando novamente o arquivo .htaccess.
Certificado SSL configurado incorretamente: se você receber um erro 404 após a instalação de um certificado SSL, é possível que o certificado tenha sido configurado incorretamente. Verifique com o seu provedor de hospedagem para garantir que o URL do SSL aponta e se conecta com o URL da PrestaShop correto dentro do arquivo .htaccess. Na PrestaShop 1.5.6 ou posterior, você tem a opção Force SSL on all pages. Nesse caso, você precisa confirmar que qualquer página com conteúdo localizada em um iframe seja chamada usando https.
mod_rewrite desativado: o mod_rewrite é um módulo do apache que permite personalizar os URLs (isso é o Friendly URL). Se você receber um erro 404 ao ativar o Friendly URL, é provável que o mod_rewrite não tenha sido ativado no seu servidor. Se o Friendly URL funciona, mas em Back-Office/Advance Parameters/Performance é exibido o aviso “No URL rewriting (mod_rewrite) is not active on your server, or it is not possible to check your server configuration”, o problema não está no mod_rewrite. Alguns servidores de hospedagem têm recursos de segurança que impedem que a PrestaShop verifique a configuração do servidor. Se o Friendly URL funciona, o mod_rewrite está instalado corretamente.
Rota de URL personalizado incorreta: se o erro 404 ocorreu depois da criação de uma rota de URL personalizado para suas páginas em Back Office/Preferences/SEO & URLs (Friendly URL deve estar ativo e habilitado), há uma grande chance de que a rota personalizada não foi inserida corretamente.

Todas as peças juntas
Após obter mais informações sobre o erro, é sempre uma boa ideia pesquisar o erro no Google (adicione a palavra PrestaShop à sua pesquisa para refinar a determinação do problema). Você encontrará uma grande quantidade de informações e tutoriais sobre o erro. Você certamente encontrará algumas conversas no fórum da PrestaShop com a marca [SOLVED] (resolvido). Não deixe de ler essas conversas antes das demais.

Se não foi possível resolver o problema depois de ler este post, pesquisar na Internet e consultar o seu webmaster ou provedor de hospedagem, a melhor opção é registrar-se e publicar o seu problema nos fóruns da PrestaShop. Com mais de 500.000 membros na comunidade, faremos de tudo para que o problema seja resolvido. Você pode me enviar uma mensagem privada no fórum (nome de usuário: “Benjamin Utterback”) com o link da sua conversa no fórum. Eu examinarei a conversa e facilitarei as respostas de nossa equipe especializada de gerentes e moderadores da comunidade. Pesquisa na Internet e consulta ao webmaster ou provedor de hospedagem

É isso. Se você seguir essas etapas e sugestões, deve ser capaz de resolver a maioria dos erros 404. O erro 404 pode ser difícil de resolver para clientes, sites de comércio eletrônico e proprietários de lojas on-line. Com o que você aprendeu hoje, você está bem preparado para navegar e resolver todos os erros 404. Fique à vontade para comentar abaixo e enviar perguntas e sugestões.

Fonte: prestashop.com

Related

Dicas 7590471862644136244

Destaques da semana

Links indicados

item