Fundação Terra mantém projetos sociais para romper violência contra adolescentes e jovens em Maracanaú | Diário Sobralense News

Fundação Terra mantém projetos sociais para romper violência contra adolescentes e jovens em Maracanaú

Com atuação desde 2005 no município, a instituição de Padre Airton Freire promove diariamente atividades culturais, esportivas e de lazer pa...

Com atuação desde 2005 no município, a instituição de Padre Airton Freire promove diariamente atividades culturais, esportivas e de lazer para crianças, adolescentes e jovens


O Ceará registrou o assassinato de 4.518 pessoas no ano de 2018, sendo 829 adolescentes, segundo o Relatório do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA). Dez dos 184 municípios cearenses estão na lista dos mais violentos, respondendo por 69,3% dos homicídios de adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade. Entre eles, está Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde situa-se a unidade da Fundação Terra. A instituição filantrópica de Padre Airton Freire, localizada no bairro Alto Alegre II, mantém o Centro de Convivência Renatus, projeto social que busca romper a cultura da violência entre os adolescentes e os jovens por meio de atividades culturais, esportivas e de lazer na localidade.

Com 14 anos de atuação em Maracanaú, a Fundação Terra mantém sete ações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São 265 crianças e adolescentes, sendo 107 crianças e 158 adolescentes, envolvidos com atividades de capoeira, jiu-jitsu, futsal, xadrez, coral, música e teatro, além de atividades festivas. “É notável a satisfação dos familiares em ver as crianças e os adolescentes engajados nos projetos. Todo o trabalho desenvolvido aqui visa melhorar as competências e as habilidades, como o comportamento, a disciplina e o rendimento escolar”, explica o agente de desenvolvimento familiar e comunitário Gleidson Morais, responsável por coordenar esses projetos na unidade.

Além de desenvolver as potencialidades de crianças e adolescentes, outros projetos beneficiam a comunidade do Alto Alegre II, como o grupo de artesanato Mãos de Fada, o atendimento a mulheres grávidas e puérperas e rodas de conversa. No total, são cerca de 300 pessoas em situação de pobreza, extrema pobreza, vulnerabilidade e/ou risco social beneficiadas. “Essas ações visam o fortalecimento das dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais, contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo. Tudo isso melhora a qualidade de vida da comunidade do Alto Alegre II”, complementa Gleidson.

Sobre a Fundação Terra
No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização irá construir uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.






 

Fonte: Função Terra

Related

Ceará 8332886176320922980

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item