Suicídio de adolescentes aumentou no mês seguinte à estreia de série '13 Reasons Why' | Diário Sobralense News

Suicídio de adolescentes aumentou no mês seguinte à estreia de série '13 Reasons Why'

Taxas entre meninos com idades entre 10 e 17 anos aumentaram 30% no período Agência O Globo Desde sua estreia, em 31 de março de 2017,...

Taxas entre meninos com idades entre 10 e 17 anos aumentaram 30% no período

Agência O Globo
Desde sua estreia, em 31 de março de 2017, a série da Netflix “13 reasons why” , sobre o suicídio de uma adolescente, alarmou especialistas em saúde, que acreditavam que a produção estaria glamourizando o tema entre seu público-alvo, os jovens. O programa também impressionou críticos, junto com espectadores jovens e adultos, que o consideram um retrato honesto do sofrimento adolescente.
Agora, um novo estudo descobriu que as taxas de suicídio nos EUA aumentaram em 30% no mês seguinte ao lançamento da série entre meninos de 10 a 17 anos. Abril de 2017 teve o maior índice geral para essa faixa etária nos últimos cinco anos, descobriu o levantamento; os dados dos meses seguintes voltaram às tendências recentes, mas permaneceram elevadas durante o ano.

Entre as meninas com idades entre 10 e 17 anos — a faixa-etária que, acredita-se, seria a mais impactada pela trajetória da personagem da série — as taxas não aumentaram significativamente. O estudo, publicado nesta segunda-feira pelo Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, deve estimular mais debates sobre os méritos de "13 reasons why", cuja terceira temporada está em produção.
— O suicídio é um problema em todo o mundo, e é muito difícil derrubar essas taxas — disse Lisa M. Horowitz, cientista da equipe do Programa de Pesquisa Intramural do Instituto Nacional de Saúde Mental e autora do artigo "A última coisa que precisamos é de algo que os aumente."
Em nota, um porta-voz da Netflix disse: "Acabamos de ver este estudo e estamos investigando a pesquisa, já que ela entra em conflito com o estudo da semana passada da Universidade da Pensilvânia", esta concentrada em jovens adultos. "Este é um assunto importante, e temos trabalhado duro para garantir que lidamos com essa questão sensível de forma responsável."
O novo estudo foi correlacional, o que significa que os autores não puderam determinar se assistir ao programa realmente influenciava o suicídio de qualquer espectador. Mas, ao contrário de muitas alegações anteriores de picos nas taxas de suicídio, os pesquisadores levaram em conta as diferenças sazonais nas taxas de suicídio e nas tendências recentes.
— Eles controlaram isso com bons olhos ao longo dos anos e mostraram uma descontinuidade apenas para este ano específico — disse Matthew K. Nock, psicólogo de Harvard.
Aumento de quase 30%
Na análise, uma equipe liderada por Jeffrey A. Bridge, do Instituto de Pesquisa do Nationwide Children's Hospital, em Columbus, Ohio, analisou dados de suicídio do Center for Disease Control entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017. A equipe descobriu que as taxas não excederam os níveis esperados em 2017 para pessoas com mais de 18 anos.
Mas entre os jovens de 10 a 17 anos, a taxa saltou quase 30% em abril de 2017, e permaneceu mais alta no ano. O estudo estimou que 195 suicídios a mais ocorreram em 2017 nessa faixa etária do que seria esperado, dadas as tendências atuais. — Este é o primeiro relatório que vi como este, e nosso maior medo que isso possa ser uma possibilidade (com o programa) — disse Victor Schwartz, diretor médico da Fundação JED, um grupo de prevenção em suicídio entre adolescentes.
Segundo Schwartz, a Netflix também havia consultado a Fundação JED, e a segunda temporada havia incorporado recomendações do grupo. Em uma descoberta que surpreendeu os pesquisadores, os meninos foram responsáveis por quase todo o aumento em 2017. A equipe de pesquisa havia antecipado que as meninas, identificando-se com a protagonista do programa, seriam mais vulneráveis.
Horowitz disse que analisar os dados de tentativas de suicídio, que os pesquisadores não tiveram acesso, poderia ter apontado outro resultado. — Mulheres de todas as idades têm três vezes mais chances de tentar o suicídio, mas os homens têm quatro vezes mais chances de consumá-lo — disse Horowitz. — Qualquer aumento entre as meninas pode ter vindo em tentativas.
De qualquer maneira, será necessário um trabalho mais detalhado para se chegar a um caso conclusivo, constatou Nock. “As taxas de suicídio oscilam muito mais quando o tamanho das células é baixo, como acontece com crianças e jovens de 10 a 17 anos. Assim, este novo artigo sugere que pode haver uma associação entre "13 reasons why" e a taxa de suicídio. No entanto, devemos sempre ser cautelosos ao tentar extrair conclusões causais de dados correlacionais ”.

Related

Saúde 6768718084274856672

Destaques da semana

Links indicados

item