Após morte de bebês, empresa recolherá cadeiras de balanço | Diário Sobralense News

Após morte de bebês, empresa recolherá cadeiras de balanço

Consumidores são orientados a parar de usar o produto imediatamente Agência, O Globo A Fisher-Price anunciou o recolhimento de 4,7 mi...

Consumidores são orientados a parar de usar o produto imediatamente

Agência, O Globo
A Fisher-Price anunciou o recolhimento de 4,7 milhões de cadeirinhas de balanço automáticas após morte de mais de 30 bebês desde que o produto foi lançado, em 2009. A cadeira, que pode ser programada para simular o movimento de ninar, estaria levando ao tombo das crianças, devido a uma instabilidade. O anúncio do recall foi feito na noite de sexta-feira, dia 12.
A Comissão Americana de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC, sigla em inglês) alertou que consumidores que compraram qualquer modelo da "Fisher-Price Rock 'n roll and Play sleeper" devem parar de usá-la imediatamente e contactar a empresa para reembolso.
No Brasil, o "Fisher Price Rock 'n roll and Play sleeper" é disponível pela loja online Babytunes. São indicadas para uso de recém-nascidos.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já abriu investigação.
—  Caso a há fabricante tiver feito recall no exterior, mas não adotar a mesma política no Brasil, não estão descartadas medidas sancionatórias — diz Luciano Timm, titular da Senacon.
Foto: Reprodução
Consultado, o Inmetro informou que convidará a Fischer-Price para uma reunião a fim de obter informações sobre a eventual presença desses modelos no Brasil, além de colher mais dados sobre que procedimentos a empresa adotará no país, diante do risco identificado nos Estados Unidos. É que apesar de não ser regulamentado pelo instituto, o produto faz parte do escopo regulatório, explicou o órgão.
De acordo com a Associated Press, o recolhimento foi anunciado depois de uma semana que a Comissão alertou a população a não usar este tipo de balanço com crianças maiores de 3 meses, já que elas tem mais probabilidade de conseguirem rolar na cadeirinha.
O fundo destinado ao reembolso do produto pela Fisher Price cobre em torno de 4,7 milhões das cadeirinhas, que custam entre U$40 e U$ 149 (R$155 e R$577, respectivamente).
As cadeirinhas de balanço possuem um cinto de segurança que prendea cintura e pernas do bebê. Diversos produtos similares, inclusive da própria Fisher-Price, têm uma haste por cima do produto, que poderia ajudar a impedir que o bebê caia, o que não ocorre neste modelo.

Related

Mundo 8073038985918838881

Destaques da semana

Links indicados

item