Em vídeo, filho de Bolsonaro diz que 'basta um soldado e um cabo para fechar o STF'

Haddad e FH reagem a declarações de Eduardo Bolsonaro, que fez comentário ao dar resposta em palestra antes do 1º turno O Globo Em ...

Haddad e FH reagem a declarações de Eduardo Bolsonaro, que fez comentário ao dar resposta em palestra antes do 1º turno



Em vídeo, filho de Bolsonaro diz que 'basta um soldado e um cabo para fechar o STF' Foto: Reprodução




RIO — Um vídeo em que o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro, diz que “para fechar” o Supremo Tribunal Federal (STF) bastam “um cabo e um soldado” foi recebido com críticas de representantes do Judiciário, como a ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Após a repercussão negativa, o próprio parlamentar pediu desculpas pelas frases ditas no dia 9 de julho, em um curso em Cascavel (PR) para interessados em prestar concursos públicos.

No vídeo, Eduardo Bolsonaro é perguntado por um aluno sobre uma eventual ação do STF para impedir a posse de seu pai, caso fosse eleito em primeiro turno, e qual seria a atitude do Exército neste cenário hipotético.

—Aí já está encaminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver. E aí, quando ele pagar para ver, vai ser ele contra nós —disse o parlamentar, para depois insinuar que os militares não teriam dificuldade em fechar o STF. — Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo — completou.
Há ainda trechos do vídeo em que Eduardo Bolsonaro ironiza o apoio da população ao STF.
—Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular em favor dos ministros do STF? Milhões na rua: “Solta o Gilmar, solta o Gilmar” (referência ao ministro do STF Gilmar Mendes).

Rosa Weber se posiciona

Ao ser questionada sobre as posições de Eduardo Bolsonaro, Rosa Weber reagiu, dizendo que nenhum juiz irá se abalar com as manifestações.
— Embora não sendo presidente do STF, e sim do TSE, no Brasil as instituições estão funcionando normalmente. Juiz algum no Brasil se deixa abalar por qualquer manifestação que possa ser compreendida como inadequada — disse.
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, criticou a declaração:
— Tempos estranhos, vamos ver onde é que vamos parar. É ruim quando não se tem respeito pelas instituições pátrias, isso é muito ruim — disse, ao jornal “O Estado de S. Paulo”.
Após a declaração de Rosa, Eduardo Bolsonaro veio a público tratar do tema . Em uma postagem no Twitter, o parlamentar publicou um texto argumentando que respondia a uma “hipótese esdrúxula”, e que apenas citou “uma brincadeira” que diz ter ouvido de “alguém na rua”.

Related

Politica 2429020667207243262

Destaques da Semana

Links Parceiros:

Siga o Diàrio Sobralense

Total de visualizações

Divulgue sua marca com a gente

Divulgue sua marca com a gente
WhatsApp: (88) 9.9971.8031

Clima/Tempo

Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

item