Saiba como manter o cabelo bonito e saudável ao pintar ou descolorir | Diário Sobralense News

Saiba como manter o cabelo bonito e saudável ao pintar ou descolorir

Para especialistas, o ideal é que os fios recebam cuidados antes, durante e depois de serem tingidos Evelin Azevedo, da Agência O Globo...

Resultado de imagem para Saiba como manter o cabelo bonito e saudável ao pintar ou descolorir

Para especialistas, o ideal é que os fios recebam cuidados antes, durante e depois de serem tingidos

Evelin Azevedo, da Agência O Globo
Loiro, moreno, com fios mais longos ou bem curtinhos. Muitas foram as fases de Neymar apenas na Copa do Mundo. O jogador e alguns adversários aproveitam os confrontos para inovar nas cores e nos penteados. Para manter o estilo em dia é preciso tomar alguns cuidados para que a saúde do cabelo não seja prejudicada.
"Para que o processo de coloração seja efetuado, é preciso que haja a ruptura da fibra capilar, para que se possa trocar o pigmento original pela nova cor, mais clara ou mais escura. Esse processo deixa o fio mais frágil e suscetível à quebra, podendo se partir em tamanhos diferentes. Isso porque todo produto químico é uma agressão ao fio", explica dermatologista Joana Darc Diniz.
O ideal é que os fios recebam cuidados antes, durante e depois de serem tingidos. Tonalizar cabelos de homens e de mulheres requer uma atenção diferente por conta do comprimento das mechas.
"Levando em conta que os cabelos masculinos são normalmente curtos, podemos ter um resultado melhor. O cabelo da mulher tem mais volume. O peso do cabelo pode fazer com que ele quebre mais e fique danificado profundamente", alerta João Paulo Rosa Barros, instrutor do curso de barbearia..
A área do couro cabeludo também precisa de atenção. Alguns produtos podem provocar coceiras e até alergias na região. Por isso, o profissional que aplicar a tinta ou o descolorante deve hidratar esta região antes de iniciar o tratamento nos fios.
"Podemos observar que quando vamos usar uma água oxigenada para descolorir os fios, o produto reage levando ao surgimento de lesões esbranquiçadas que coçam e ardem", afirma Tatiana Gabbi, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
As grávidas devem tomar um cuidado redobrado. "As tinturas são proibidas na gestação, especialmente no primeiro trimestre", enfatiza Fabiane Mulinari Brenner, dermatologista assessora do departamento de Cabelos e Unhas da SBD.
Passo a passo dos cuidados
Antes de pintar o cabelo
É preciso testar a tinta em uma pequena mecha para checar se os fios não aguentar a mudança. Além disso, deve-se hidratar o cabelo para deixá-lo preparado para a coloração
Durante o processo
Respeitar a quantidade de produto a ser utilizado nos fios e o tempo de ação dele
Depois de tingir os fios
Fazer tratamentos que reponham a massa e a queratina do cabelo, assim como manter a hidratação dos fios

Related

Dicas 1205096833097439177

Destaques da semana

Links indicados

item