Número de mulheres mortas no Ceará cresceu 91% em 2018 e tráfico de drogas é apontado como causa | Diário Sobralense News

Número de mulheres mortas no Ceará cresceu 91% em 2018 e tráfico de drogas é apontado como causa

A faixa etária de mulheres entre 15 e 24 anos foi a que mais registrou aumento do número de mortes no estado; o crescimento foi de 180%, co...

A faixa etária de mulheres entre 15 e 24 anos foi a que mais registrou aumento do número de mortes no estado; o crescimento foi de 180%, comparado à 2017.
O número de mulheres mortas no Ceará cresceu 91% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Maria da Penha, foram 229 casos registrados e a situação mais grave é a de Fortaleza, onde o número saltou de 39 assassinatos, nos primeiros seis meses de 2017, para 109, em 2018.

A Superintendente Geral da Instituição, Conceição de Maria, explica que esse aumento está relacionado ao tráfico de drogas no estado. “Esse fenômeno a gente está avaliando como ultimamente ligado a expansão do tráfico de drogas do estado do Ceará”.

Ainda segundo a superintendente, o universo das facções criminosas não contraria o que já está posto na sociedade em relação a mulher, como discriminação e violência de gênero. “A gente vê que essas mulheres são mortas com requinte de crueldade e, muitas vezes, os vídeos são postados na internet e compartilhados pela sociedade”, ressalta.

Os dados divulgados pelo instituto englobam todos os tipos de assassinatos, inclusive chacinas. Em janeiro deste ano, oito mulheres foram mortas durante a Chacina das Cajazeiras, a maior já registrada no estado. Dessas, cinco eram jovens entre 15 e 24 anos, a faixa etária que, segundo dados, registra o maior número de assassinatos. “É onde a gente pode perceber que aconteceu mais aumento de assassinatos. No primeiro trimestre de 2017, foi um aumento de 180% mulheres jovens em Fortaleza”, afirma Conceição de Maria.

Nos crimes enquadrados na lei Maria da Penha, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), informou que foram seis mortes de mulheres no primeiro semestre de 2017, mesmo número em igual período deste ano. (Tribuna do Ceará)

Related

Ceará 5521833492189946731

Destaques da semana

Links indicados

item