Seu corpo precisa de uma limpeza? – Saiba como desintoxicar o organismo | Diário Sobralense News

Seu corpo precisa de uma limpeza? – Saiba como desintoxicar o organismo

Como você trata o seu corpo? Que tipos de alimentos você consome? Você pratica algum tipo de atividade física? O que você faz para desinto...

Como você trata o seu corpo? Que tipos de alimentos você consome? Você pratica algum tipo de atividade física? O que você faz para desintoxicar o organismo?


A maioria de nós, seres humanos, consome alimentos ricos em gorduras e açúcares, muito mais do que o necessário para um dia.

Por conta disso, algumas pesquisas dão conta de que cerca de 50% da população brasileira está acima do peso. E estes são dados alarmantes!

No entanto, a questão da desintoxicação do corpo não se resume aos casos de sobrepeso e obesidade, vai muito mais além!

Este artigo tem como objetivo estabelecer o que fazer para desintoxicar o organismo, fornecendo dicas e soluções práticas e acessíveis a qualquer pessoa.

Por que é preciso desintoxicar o organismo?
Todos os dias e ao longo das semanas, meses e anos, agredimos nosso corpo de uma maneira muito profunda:

Consumimos alimentos industrializados em excesso!

Consumimos álcool, sódio e açúcares em excesso!

Levamos uma vida sedentária, com pouca ou nenhuma prática de atividade física!

Não temos horário certo e nem tempo para nos alimentarmos adequadamente!

Não consumimos alimentos de forma balanceada!

A palavra-chave, caso você não tenha percebido, é “excesso”. Já dizia minha mãe: “Tudo em demasia é veneno”!

Vocês também notaram que, em nenhum momento utilizamos a expressão “comida”? Isto se deve à diferença entre comer e se alimentar.

Diferença entre comer e se alimentar
Nosso organismo precisa de alimento, e quando este alimento vem daquilo que comemos alcançamos a perfeição.

Por que, quando comemos uma comida que não nos alimenta, continuamos com fome, ou seja, não ficamos satisfeitos?

Todas as células do nosso corpo pedem por alimento, mas só lhes damos comida. E, por não terem sido alimentadas adequadamente, elas continuam pedindo mais, e nós damos!

Se alimentar implica em prover o organismo com todos os nutrientes necessários para que todo o corpo possa exercer suas funções da forma esperada.

Nosso corpo precisa da quantidade certa de:

Carboidratos! Responsáveis por dar energia ao organismo, são encontrados no arroz e massas em geral, alguns legumes, entre outros.

Gorduras saudáveis! Produzem a sensação de saciedade.

Proteínas! Encontradas em carnes, peixes, soja e ovos.

Vitaminas e Minerais! Geralmente encontradas em frutas, verduras e alguns legumes.

Fibras! Presentes em alimentos integrais, algumas frutas e folhosas verdes.

Uma alimentação balanceada, utilizando todos as os grupos alimentares citados possuem a propriedade de desintoxicar o organismo.

Desintoxicar, para que?
Nosso corpo pode ser comparado à uma máquina e, portanto, precisa de manutenção constante para poder funcionar corretamente.

Uma engrenagem, com a quantidade certa de graxa e óleo, consegue desempenhar suas funções sem nenhum tipo de problema.

Mas, caso exageremos na quantidade de graxa ou óleo, ou, ao contrário, quando a deixamos seca em excesso, problemas ocorrerão, sem dúvidas. Da mesma forma acontece com o nosso organismo.


Desintoxicar o organismo é equilibrar a quantidade e a qualidade dos nutrientes necessários para que o corpo funcione da melhor maneira possível.

Este equilíbrio pode ser alcançado através de uma dieta saudável e balanceada, atuando concomitantemente à prática de atividades físicas diárias.

Mas, atualmente, temos visto uma grande quantidade de sucos, cápsulas e dietas que prometem desintoxicar o organismo. Por isso, no próximo tópico vamos conhecer algumas dessas novidades.
Sucos, capsulas, chás e dietas detox, funcionam mesmo?
Este é um tópico muito importante e, como tal, deve ser tratado com seriedade, como devem ser encaradas com seriedade todas as formas de melhorar o desempenho das funções do nosso organismo.

Mas, não adianta tapar o sol com uma peneira: o “Dr. Google” é um dos “especialistas” mais procurados por todos os que querem descobrir novas formas de deixar o seu corpo mais bonito e saudável.

Só em relação aos “sucos detox”, a pesquisa na web retorna mais de 413.000 resultados.

Mas, e isso é muito importante, nenhum suco, chá ou dieta funciona sem que esse esforço seja combinado com trabalho físico.

Sucos detox
São sucos, normalmente à base de folhas verdes, gengibre e frutas ácidas, que prometem desintoxicar o organismo de forma natural e saudável.

Seus componentes, sem dúvidas, fazem muito bem ao nosso organismo, principalmente, repondo nutrientes essenciais:

Folhas verdes possuem muito ferro e fibras.

Gengibre possui muitas substâncias anti-inflamatórias e ajuda ao fígado.

As frutas ácidas são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante.

Todavia, para falar apenas de um de seus efeitos propalados, sua ação diurética, esta também pode ser conseguida com o consumo de água e outros sucos.

Chás detox
Sua eficácia medicinal e desintoxicante possui raízes há milhares de anos. São inúmeros os chás que são reconhecidamente eficazes contra uma série de problemas do corpo.

Para exemplificar, utilizaremos o gengibre, pois este possui centenas de substâncias com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Ele também aumenta a imunidade, potencializa o rendimento do fígado, entre muitos outros benefícios, conseguindo, sim, ter uma ação desintoxicante no organismo.

Cápsulas detox

A grande questão desta forma de absorção de nutrientes que “podem” desintoxicar o organismo está na confiabilidade do produto.

“Será que essas cápsulas, realmente, possuem as substâncias anunciadas”? Não podemos ser inocentes ao ponto de crer em tudo o que dizem conter as tais cápsulas.

Não seria a primeira vez que alguém compraria “gato por lebre”. Nestes casos, é importante conhecer a reputação da cápsula e do laboratório que a produz.

Conclusão
A vida corrida e estressante de nossos dias nos leva a esquecer a importância de uma alimentação balanceada.

Assim, comemos o que não devíamos, da forma como não devíamos, em horários e maneiras totalmente fora do padrão adequado.

Todas estas práticas nos levam a encher o nosso organismo com sal, gordura e açúcares, de forma exagerada e desnecessária.

Todo esse cenário abre as portas para a necessidade de desintoxicar o nosso organismo, a partir da reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos regulares.

Como auxiliadores na busca para desintoxicar o organismo, existem chás, sucos e cápsulas, cujos componentes possuem, de fato, condições de fazer uma verdadeira faxina em nosso corpo! Mas, atenção! Nenhuma das práticas, aqui citadas, substitui as determinações de seu médico! Portanto, antes de iniciar qualquer prática alimentar, procure-o!

Comentem e mandem sugestões! Queremos muito saber sua opinião sobre este artigo! Até o próximo!

Fonte: dicasdeemagrecimento.info

Related

Saúde 8724004419675087158

Destaques da semana

Links indicados

item