Mulheres saudáveis correm o risco de desenvolver diabetes gestacional | Diário Sobralense News

Mulheres saudáveis correm o risco de desenvolver diabetes gestacional

Diabetes gestacional ocorre porque a placenta passa a produzir uma série de hormônios que levam à resistência da ação da insulina Agência...

Diabetes gestacional ocorre porque a placenta passa a produzir uma série de hormônios que levam à resistência da ação da insulina

Agência O Globo

A nutricionista e influenciadora digital fitness Bella Falconi levou um susto ao saber que sua curva glicêmica para diabetes gestacional estava alta, quando fez alguns exames na 28ª semana de sua segunda gestação. “Justo eu? Tão saudável? Sim. Todas nós gestantes corremos alguns riscos” disse ela em uma rede social.

Foto: Reprodução

O diabetes gestacional ocorre porque, a partir da 24ª semana de gestação, a placenta passa a produzir uma série de hormônios que levam à resistência da ação da insulina (responsável por controlar o controlar a glicose sanguínea).
— Isso (liberação de hormônios que impactam na ação da insulina) acontece em todas as gestações, mas em mulheres que têm algum grau de predisposição (Bella tem histórico familiar) o aumento do açúcar no sangue vai evoluir — explica Daniel Kendler, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Os sintomas de diabetes gestacional são praticamente imperceptíveis, por conta do pouco tempo em que a mulher passa com a condição. Por isso, é importante que toda gestante realize o teste de tolerância à glicose até as 28 semanas de gestação.
Para que o alerta do exame não se torne de fato uma doença, Bella Falconi está restringindo ainda mais sua alimentação para que a glicose de seu sangue não ultrapasse o limite saudável. “Agora estou ainda mais atenta na alimentação, consumindo apenas carboidratos de baixo índice glicêmico” disse a nutricionista em uma postagem.
Tratamento: alimentação e atividade física
A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são os pilares para diminuir as chances de ter diabetes gestacional ou reverter o quadro caso o problema tenha se instalado.
— As mães devem preferir legumes cozidos, saladas verde se bem higienizadas, e evitar açucares, pães, biscoitos, doces e massas em excesso. As frutas e sucos naturais não são vilões. Os vilões são os açúcares dos sucos ou as versões industrializadas que possuem frutose artificial — alerta nutricionista Luna Azevedo, sócia da Clínica Nutrindo Ideais.
O diabetes gestacional pode provocar hipertensão na mãe ou um parto prematuro. A criança corre o risco de nascer acima do peso.
Fatores de risco
Alimentação
A gestante que possui uma alimentação ruim, pobre em alimentos naturais corre mais risco de desenvolver um diabetes gestacional
Sedentarismo
Mulheres sedentárias tem maior chance de ficar com altas taxas glicêmicas durante a gravidez
Obesidade
A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes gestação: controlar o peso é importantíssimo para evitar o problema
Histórico familiar
Gestantes que tenham histórico familiar de diabetes, que tiverem diabetes gestacional em outra gravidez estão mais propensas a desenvolver o problema
Idade
Quanto maior a idade da gestante, mais risco ela corre de desenvolver diabetes gestacional

Related

Saúde 2228511811964287743

Destaques da semana

Links indicados

item