Tremor de terra é registrado na Serra da Meruoca/CE

No último sábado, 21/07, às 15:35 UTC (12:35, hora local), ocorreu um evento na Serra da Meruoca, de magnitude preliminar estimada em...


No último sábado, 21/07, às 15:35 UTC (12:35, hora local), ocorreu um evento na Serra da Meruoca, de magnitude preliminar estimada em 1.5. Segundo informações de Freire Filho e do Sr. Francisco Rinaldo Nogueira Araújo, gerente operacional da Defesa Civil de Sobral, foi ouvido só o barulho.

O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Sobral (SBBR).

O registro desse evento na estação SBBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em SBBR.

A região da Serra da Meruoca é compartilhada pelos municípios de Meruoca, Alcântaras e Sobral. Em 2008 houve intensa atividade sísmica, tendo ocorrido um tremor de magnitude 4.2 que causou danos na região limítrofe desses municípios.

Em sismologia não é possível fazer previsões sobre a evolução da sismicidade. É possível que esse evento seja um sismo isolado ou também o início de uma nova fase de atividade sísmica. Só o tempo dirá qual das hipóteses era a mais provável.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR

Related

Ceará 1664738077061269941

Mais lidas

CURTA NOSSA PÁGINA

SIGA-NOS

Seguir por Email

Sobral tec

Instituto formar

SOBRAL NET

SOBRAL NET

R DIAS

R DIAS

pizza na pedra o mario

ótica do trabalhador

Elite Educação

item
http://go.oclasrv.com/afu.php?zoneid=2028681