Facebook-comments

Cearense de Fortaleza compartilha rotina como soldado na guerra da Ucrânia

Alimentação, descanso e regime de trabalho: cearense detalha ao Diário do Nordeste como vive em meio à guerra na Ucrânia. Reprodução Abrir m...

Alimentação, descanso e regime de trabalho: cearense detalha ao Diário do Nordeste como vive em meio à guerra na Ucrânia.

Reprodução

Abrir mão da rotina, deixar o próprio país e abandonar uma carreira já estruturada foi a escolha do cearense José Carlos Magalhães Arruda, de 20 anos, ex-cabo da reserva do Exército Brasileiro. Há um ano, ele combate na guerra da Ucrânia como integrante do Exército regular ucraniano, para o qual foi selecionado após passar por testes físicos e psicológicos ainda no Brasil.

A guerra na Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou uma invasão em larga escala ao território ucraniano até o momento segue sem previsão de encerramento.

Carlos afirma que decidiu viajar por não conseguir “ficar distante do que estava acontecendo” e por acreditar que estaria lutando “pelo lado certo”.

“A minha motivação é lutar pela liberdade. Não apenas a liberdade da Ucrânia, mas das pessoas e pelo futuro das crianças. Para que, um dia, as famílias que deixaram o país possam retornar e viver novamente em suas casas”.

Da Maraponga para Ucrânia

O primeiro contato para iniciar o processo de seleção foi feito pela internet, onde o cearense manifestou a intenção de integrar as tropas ucranianas.

Carlos arcou com todos os custos da viagem e comprou a passagem por conta própria, passou por entrevista e por testes físico e psicológico no Brasil. Quando chegou à Ucrânia, ainda se submeteu a outras avaliações para confirmar se estava habilitado para servir como soldado ucraniano.
O ritual espiritual antes da batalha/missão

Receba notícias do Diário Sobralense no FacebookInstagramWhatsApp,ThreadsX, e fique por dentro de tudo! 

O cearense se prepara emocional e espiritualmente antes de seguir para as missões na guerra, utilizando louvores como parte desse ritual. Em breve, por escolha própria, ele será deslocado para uma área de combate mais intensa e afirma que a fé o ajuda a manter o equilíbrio diante do cenário que enfrenta.

“A gente sabe que o preço da liberdade é alto, o preço da liberdade é a vida, mas a gente vai continuar lutando”, afirma.

Alimentação na guerra

Arruda conta que “a alimentação é o que dá” e que geralmente se alimenta de enlatados. As refeições são preparadas pelos próprios soldados, com recursos disponibilizados pelo Exército ucraniano, e normalmente são feitas em casas abandonadas por civis.

​“Enquanto fazia alimentação, a gente foi alvo de um ataque massivo de drone, artilharia, morteiro. Essa é a nossa realidade. A guerra não para pra gente comer, não para pra gente dormir, e cada refeição pode ser a última.”

Em um vídeo enviado à reportagem, o soldado registrou o momento exato em que as explosões aconteceram, em 23 de abril deste ano, enquanto ele cozinhava.

Ele explica que os sacos pretos cobrem as janelas, tanto por dentro quanto por fora, uma estratégia para impedir que o Exército russo detecte luz e direcione bombardeios. No episódio registrado, a casa onde estava não foi atingida.

“A gente conseguiu sair vivo. Destruíram praticamente a rua inteira, mas a gente conseguiu. Essa casa, em específico, não caiu, graças a Deus”.

Carlos relata que dorme no chão, sobre um colchão simples fornecido pelo Exército, e afirma que tem dificuldade para conseguir descansar nas condições do front. “Porque você sabe que pode morrer dormindo, pode morrer a qualquer hora. Realmente não tem como dormir muito, é sempre muita artilharia, muito drone, muito tiro. Essa é a realidade de uma noite no front.”

Ele explica que geralmente dorme entre 3 km e 5 km de distância do front, que, no caso dele, era Donetsk, em 17 de novembro. Há regiões onde a dinâmica é diferente: “os militares ‘moram’ de 50 km a 100 km de distância do front”, explica.

Fonte: Diário do Nordeste.

Related

Ceará 4322608048940226627

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

emo-but-icon

Tá bombando

Links Parceiros:

Siga-nos nas nossas redes!

Total de visualizações

Divulgue sua marca com a gente

Divulgue sua marca com a gente
WhatsApp: (88) 9.9971.8031

Clima/Tempo

Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

R dias construções

R dias construções
item