Paraná foi atingido por três tornados com ventos de até 330 km/h
Seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas após tornado atingir Rio Bonito do Iguaçu (crédito: Ari Dias/AEN) O Sistema de Tecnologia e Mo...
Seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas após tornado atingir Rio Bonito do Iguaçu
![]() |
| (crédito: Ari Dias/AEN) |
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira (10/11), a ocorrência de mais dois tornados no interior do Paraná durante as tempestades da noite de sexta-feira (7/11).
O órgão também finalizou a classificação do tornado que já havia sido confirmado no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os outros tornados aconteceram em Turvo e Guarapuava.
As análises foram feitas com vídeos, sobrevoos e vistorias em solo. A equipe técnica segue realizando estudos e análises de outras ocorrências suspeitas.
De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas — com grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura, — criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no Estado.
Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.
As análises foram realizadas a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel, observações com sobrevoo de um meteorologista do Simepar em Rio Bonito do Iguaçu e região, ao lado de engenheiros do Corpo de Bombeiros, e registros compartilhados pela população e veículos de comunicação.
Fonte: Correio Braziliense




