Mulheres indígenas denunciam impactos do garimpo e agrotóxicos em conferência nacional

Cinco ministras participaram da noite de abertura da conferência Créditos: Ridyele Oliveira / Sistema Paraiso Reprodução Após mais de 30 hor...

Cinco ministras participaram da noite de abertura da conferência

Créditos: Ridyele Oliveira / Sistema Paraiso

Reprodução

Após mais de 30 horas de viagem de ônibus, a anciã Pangroti Kayapó, 60, e sua neta Nhaikapep, 22, chegaram a Brasília (DF) para participar da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que começou nesta segunda-feira (4). Para elas, o encontro é um espaço para denunciar os danos provocados pelo garimpo ilegal nos rios e territórios da região de São Félix do Xingu (PA).

“Pedimos proteção para nós, para o nosso ambiente e nossa cultura”, afirmou Pangroti, por meio da neta, que traduziu sua fala do idioma originário.

O evento reúne cerca de 5 mil mulheres indígenas de todo o país e antecede a IV Marcha das Mulheres Indígenas. Durante a abertura, ministras como Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente) e Margareth Menezes (Cultura) destacaram a importância de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres indígenas e criticaram projetos que enfraquecem o licenciamento ambiental.

A ministra Marina Silva alertou para os efeitos das mudanças climáticas e lembrou que “as que menos destruíram são as mais prejudicadas”, em referência às indígenas. Já Sônia Guajajara defendeu a criação de um grupo interministerial para desenvolver ações de proteção às mulheres.

Vindas de várias partes do país, as participantes relataram os impactos dos agrotóxicos, da violência e da perda de território. “Está difícil plantar como antes. Viemos para contar nossas histórias”, afirmou Soraya Kaingang, da Aldeia Apucaraninha (PR), que participou do evento com seus filhos.

Related

Brasil 7026070011973317746

Destaques da Semana

Links Parceiros:

Siga o Diàrio Sobralense

Total de visualizações

Divulgue sua marca com a gente

Divulgue sua marca com a gente
WhatsApp: (88) 9.9971.8031

Clima/Tempo

Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

R dias construções

R dias construções
item