Ceará tem 14 mil residências ainda sem acesso à energia elétrica, aponta IBGE

O levantamento, referente a 2024, mostra que o Ceará possui 3,265 milhões de residências. Apesar da ampla cobertura de energia elétrica no C...

O levantamento, referente a 2024, mostra que o Ceará possui 3,265 milhões de residências.


Apesar da ampla cobertura de energia elétrica no Ceará, uma parcela da população continua vivendo sem esse serviço considerado essencial. Dados divulgados nesta sexta-feira (22) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que cerca de 14 mil domicílios no estado ainda não contam com nenhuma forma de eletrificação.

O levantamento, referente a 2024, mostra que o Ceará possui 3,265 milhões de residências. Destas, 3,243 milhões estão conectadas à rede geral de energia e outras 8 mil utilizam soluções alternativas, como geradores, painéis solares e sistemas eólicos. Ainda assim, 10 mil lares em áreas urbanas e 4 mil em zonas rurais permanecem sem cobertura.

Na capital, Fortaleza, a realidade é semelhante: dos 950 mil domicílios, aproximadamente mil não têm acesso à eletricidade, embora 949 mil estejam ligados à rede, seja de forma direta ou alternativa.

Segundo o IBGE, a eletrificação é considerada um fator determinante para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da inclusão social. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Agenda 2030, também definiu como meta global garantir acesso universal a energia limpa, segura e acessível.

Apesar do elevado índice estadual — 99,3% dos lares conectados à rede geral —, a continuidade no fornecimento ainda é um desafio. Entre os domicílios cearenses ligados à rede, 97 mil relataram interrupções no serviço, sendo 72 mil na zona urbana e 25 mil na zona rural.

Cenário nacional

No Brasil, o acesso à energia segue em patamar elevado, alcançando 99,8% das residências em 2024, mesmo percentual registrado no ano anterior. Todas as regiões do país apresentam índices acima de 99%, com destaque para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que praticamente universalizaram o serviço.

Já nas áreas rurais, os números ainda são mais baixos. A cobertura nacional é de 97,4%, mas na Região Norte o índice cai para 85,2%, o que reforça os desafios de levar eletrificação para locais de difícil acesso.

Fonte: Sistema Paraíso

Related

Ceará 7095181803959632883

Destaques da Semana

Links Parceiros:

Siga o Diàrio Sobralense

Total de visualizações

Divulgue sua marca com a gente

Divulgue sua marca com a gente
WhatsApp: (88) 9.9971.8031

Clima/Tempo

Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

R dias construções

R dias construções
item