Estados têm alerta de “grande perigo” para fortes chuvas; saiba quais
A situação meteorológica em algumas regiões do Brasil tem gerado preocupação crescente nas autoridades e na população. Reprodução A situaçã...
Reprodução |
Além disso, um aviso laranja está em vigor em outras partes do país, como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que devem enfrentar chuvas entre 30 mm e 100 mm por dia. O Distrito Federal também está sob alerta devido às chuvas intensas. Já o norte e nordeste do Brasil, como Amazonas, Rondônia e Maranhão, estão sob alerta amarelo, com chuvas mais brandas, mas com ventos de até 60 km/h.
Essas chuvas são atribuídas ao fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já provoca volumes de precipitação significativos, superando 150 mm em algumas áreas. Embora a ZCAS seja um fenômeno sazonal, a tendência de intensificação devido ao aquecimento global gera mais preocupações.
Em áreas de risco, como o norte do Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia, a população deve evitar locais perigosos como encostas e margens de rios. A Defesa Civil tem se esforçado para reduzir danos e fornecer abrigo a pessoas desalojadas, além de apoiar comunidades em áreas ribeirinhas.
Os desafios enfrentados no Brasil com as chuvas intensas são históricos, com eventos como as enchentes de 2013 no Espírito Santo e a tragédia de Petrópolis em 2022. Para mitigar os impactos, é fundamental que a população siga as orientações das autoridades e adote medidas preventivas, como garantir o escoamento das águas e proteger documentos e objetos essenciais.
Em resumo, a situação meteorológica exige cautela, ações preventivas e uma resposta coordenada entre a população e as autoridades para reduzir os danos e salvar vidas.
Siga os canais do Diário Sobralense no seu celular, e fique por dentro de tudo!