Alerta! Calor dos próximos dias será “muito acima da média” | Diário Sobralense News

Alerta! Calor dos próximos dias será “muito acima da média”

Dezesseis estados brasileiros estão sob alerta laranja de perigo para onda de calor, prevista para se iniciar na próxima quinta-feira (14), ...

Dezesseis estados brasileiros estão sob alerta laranja de perigo para onda de calor, prevista para se iniciar na próxima quinta-feira (14), se estendendo até domingo (17). De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor estará “muito acima da média”.

(Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

A temperatura deverá ultrapassar os 40°C em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia. Esses estados se enquadram no alerta vermelho.

Quando a temperatura alcança cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias, ocorre a famosa onda de calor. Será a quinta onda consecutiva no Brasil em 2023. O fenômeno climático já foi registrado em agosto, setembro, outubro e novembro.

– A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis – disse Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ao G1.

Ainda de acordo com o instituto de meteorologia, o período de calor intenso desta vez poderá ser mais curto quee os anteriores, como o de setembro, por exemplo.

Fonte: Pleno News / Com informações do G1

Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Brasil 4611044556337122640

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item