Eclipse solar com 'anel de fogo' em outubro poderá ser visto em cidades do interior do CE; lista | Diário Sobralense News

Eclipse solar com 'anel de fogo' em outubro poderá ser visto em cidades do interior do CE; lista

Próximo fenômeno semelhante só deve ocorrer no Estado em 44 anos Créditos: Diário do Nordeste Foto: Shutterstock No dia 14 de outubro de 202...

Próximo fenômeno semelhante só deve ocorrer no Estado em 44 anos

Créditos: Diário do Nordeste

Foto: Shutterstock

No dia 14 de outubro de 2023, acontecerá um eclipse anular do sol, ou seja, o astro apresentará um anel de luz após ser encoberto pela lua. No Ceará, cidades da região do Cariri terão as melhores vistas do fenômeno.

Ednardo Rodrigues, doutor e professor de Astronomia e colunista do Diário do Nordeste, explica que os eclipses solares sempre acontecem na fase da Lua nova, pois esta deve ficar na frente do Sol. Porém, o fenômeno não ocorre todos os meses por causa da inclinação da órbita da Lua.

O último eclipse solar que pode ser visto no estado do Ceará foi em 2017. À época, ele foi parcial, ou seja, encobriu apenas uma parte do Sol.

Já no eclipse anular de outubro, a Lua ficará exatamente na frente do Sol e, ao seu redor observaremos um anel de luz. Para isto ocorrer, a sombra da Lua passará pelo Cariri cearense, podendo ser contemplada principalmente na cidade do Crato.
ANEL DE FOGO?

Embora seja conhecida como "anel de fogo", essa terminologia é incorreta porque o sol não é feito de fogo, explica Ednardo Rodrigues. "Para ter combustão, é necessário oxigênio, que é escasso no Sol", afirma.

Por isso, o mais correto é referir-se a ele como "anel de luz".

ONDE E QUE HORAS VER O ECLIPSE?

Dentre as cidades localizadas dentro da zona de máxima anularidade, ou seja, onde o fenômeno será melhor observado no Ceará, estão:Crato
Juazeiro do Norte
Iguatu
Tauá
Santana do Cariri
Farias Brito
Antonina do Norte
Assaré
Campos Sales
Tarrafas

Outras localidades próximas também poderão ser contempladas. No restante do estado, o eclipse será parcial, não sendo possível visualizar o anel de luz.

Está previsto para a Lua começar a encobrir o Sol às 15h26min. O máximo encobrimento deve ocorrer às 16h45min, e o término às 17h30min.

Segundo o professor, o próximo eclipse com essas características só acontecerá no Ceará em 2067.


Escolha como acompanhar as principais notícias do Diário Sobralensee fique por dentro de tudo!

Related

Ceará 2634163794848600540

Destaques da semana

Rádio Ao Vivo!

SIGA-NOS

item