Calouros de Medicina Veterinária recebem aula de campo na Fazenda Thanks em Umirim | Diário Sobralense News

Calouros de Medicina Veterinária recebem aula de campo na Fazenda Thanks em Umirim

A área da produção animal é um dos fortes campos de trabalho do veterinário e o Ceará é um estado com destaque no nordeste do país Créditos:...

A área da produção animal é um dos fortes campos de trabalho do veterinário e o Ceará é um estado com destaque no nordeste do país

Créditos: Sistema Paraíso

Reprodução

Os calouros do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Uninta Fortaleza visitaram, na última terça-feira (05), a Fazenda Thanks, empreendimento que faz parte da faculdade e abriga pequenos e grandes animais com a realização de produção de leite, alimentos e reprodução assistida de animais.

Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo gerente geral da fazenda, Henry Rangel, que os acompanhou durante toda a visita, quando tiveram a oportunidade de conhecer os setores produtivos da fazenda e tirar dúvidas sobre o trabalho no campo. A área da produção animal é um dos fortes campos de trabalho do veterinário e o Ceará é um estado com destaque no nordeste do país, fortalecendo assim a profissão na região.

A aula de campo, organizada pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Márcia Sobral e da Prof.ª Dra. Luciana Guedes, incluiu a visita ao manejo de maternidade, que é a assistência à vaca durante o parto; o bezerreiro, um dos locais de maior importância em uma fazenda leiteira, pois de lá sairão as futuras matrizes; conheceram o gado Gir-Holanda, raça bovina que passou por intenso melhoramento genético no Brasil; a área do compost barn que é um sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas que tem como principal objetivo a garantia de conforto aos animais, concluindo a visita no espaço da ordenha.

“A visita na fazenda Thanks nos coloca dentro do universo da medicina veterinária. Os alunos têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a rotina de trabalho, ter contato com os animais e com todo o processo que envolve a produção animal. Então inserir o aluno na fazenda com toda a estrutura que a Thanks oferece, faz toda a diferença na formação profissional do discente, propiciando uma excelente formação para o mercado de trabalho”, afirma a professora Luciana Guedes.

Além dos espaços de campo, os alunos também visitaram as instalações das salas de aula e laboratórios do curso de Medicina Veterinária que será ofertado em regime de internato na Fazenda. O diretor do campus universitário da fazenda Thanks, Dr. Kolowyskys Dantas, ressaltou que a teoria em sala de aula é válida, mas, a prática, requer muito do profissional e que na Fazenda os alunos poderão colocar em prática os ensinamentos obtidos na sala de aula.

“É muito importante que o aluno possa se empenhar e estar sempre atualizando e focando na profissão que ele quer seguir. E assim, será sem sobra de dúvidas, um profissional que o mercado exige, um profissional de excelência”, afirmou.

SOBRE O CURSO:

O Curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNINTA – Fortaleza habilita o profissional para assumir funções e obrigações no exercício da profissão no âmbito de suas atividades com espírito científico e investigativo, criatividade e empreendedorismo na solução dos problemas. Esse conhecimento é desenvolvido através de aulas teóricas e práticas, estágios, participações em projetos de pesquisa e Extensão e acompanhamento de serviços de rotina na Instituição no acompanhamento da saúde dos animais de companhia (cães e gatos); de produção (aves, bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos) e selvagens (de cativeiro ou de vida livre); no controle de qualidade da produção dos produtos e subprodutos de origem animal (carne, leite, ovos e pescados).



Se interessou? Então Escolha como acompanhar as principais notícias do Diário Sobralense, e fique por dentro de tudo!

Basta acessar nossas comunidades:

Receba notícias do Diário Sobralense no (Whatsapp)

Receba notícias Diário Sobralense no (Telegram)

Related

Ceará 1210995001482854002

Destaques da semana

Rádio Ao Vivo!

SIGA-NOS

item