Oito cidades do Ceará estão em situação de emergência por conta das chuvas | Diário Sobralense News

Oito cidades do Ceará estão em situação de emergência por conta das chuvas

Subiu para oito o número de municípios em emergência por conta das fortes chuvas registradas no Ceará nos últimos dias.    Créditos:  G1CE ...

Subiu para oito o número de municípios em emergência por conta das fortes chuvas registradas no Ceará nos últimos dias.
  
Créditos:  G1CE
Reprodução

As cidades são as seguintes:

Guaramiranga (Maciço de Baturité)
Itapipoca (Região Norte)
Missão Velha (Região do Cariri)
Aratuba (Maciço de Baturité)
Uruburetama (Região Norte)
Altaneira (Região do Cariri)
Antonina do Norte (Região Centro-Sul)
Itapajé (Região Norte)

As precipitações causaram três mortes em Aratuba, além de diversas pessoas removidas das próprias casas localizadas em áreas de risco nos municípios.

Um dos municípios que integraram a lista foi Antonina do Norte, no Centro-Sul. Segundo o capitão Davi Teixeira, da Defesa Civil do Estado, na cidade há barramentos rompidos, o que ocasionou alagamentos na sede.

Em Uruburetama, na Região Norte, uma comunidade é assistida por ajuda que chega de helicóptero, já que as vias para o lugar estão interrompidas.

“O município de Uruburetama possui uma comunidade chamada de Pau Alto e ela está isolada. Hoje [terça-feira] está sendo empregado apoio aéreo por uma aeronave da Ciopaer levar mantimentos e poder ampliar essa atuação do estado para essas pessoas.”

Já em Aratuba, a comunidade que houve o deslizamento que provocou três mortes, as famílias são assistidas pelo aluguel social.

“Em Aratuba, na comunidade onde nós registramos esse deslizamento e as ocorrências fatais, essa comunidade toda foi isolada e as pessoas são assistidas pela prefeitura com aluguel social.”

Em nota, a Prefeitura de Guaramiranga informou que decretou o estado de emergência considerando os estragos já registrados e a iminência de novas chuvas, conforme alerta do Governo do Estado.

No sábado (18), devido ao volume excessivo de chuvas, diversos pontos de alagamentos foram identificados, principalmente no centro da cidade, causando danos aos equipamentos públicos e principalmente ao comércio local. A prefeita Municipal lamentou o ocorrido e disse que estará visitando todos os atingidos, tomando as providências que forem necessárias.

“Informamos que a Prefeitura disponibilizará assistência total aos atingidos, visando minimizar os efeitos que afetaram a população. A Prefeita Municipal Roberlandia Ferreira comunicou imediatamente a situação do município à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, solicitando providências”, disse a nota do governo municipal de Guaramiranga.

Em Itapipoca, 400 pessoas que moram em áreas de risco foram orientadas a deixar as residências. Goreti Viana, que mora no Bairro Ladeira — principal área de risco do município — comentou sobre o receio devido às chuvas.

“Já houve deslizamento aqui, então a gente tem medo. Quando está chovendo, ninguém dorme à noite”, disse a moradora. Ela falou também que, durante as chuvas mais recentes, chegou a dormir em uma escola do município com receio de algum deslizamento.

Cláudio Brito, coordenador da Defesa Civil em Itapipoca, explicou o trabalho preventivo no município. “Como havia indícios de fortes chuvas, e como tinha um volume muito grande do dia anterior, que tinha passado de 121mm, essa região poderia ter ficado saturada, com muito volume de água, e ocasionar rolamento de blocos. Então, por prevenção, fizemos essa ação para garantir mais segurança à população”, comentou.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Ceará 6036598612636145004

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item