Rover da Nasa capta som inédito de "demônio de poeira" em Marte; escute | Diário Sobralense News

Rover da Nasa capta som inédito de "demônio de poeira" em Marte; escute

Os especialistas explicam que captar os sons de um demônio de poeira é raro e requer uma certa 'sorte' Créditos: Correio Braziliense...

Os especialistas explicam que captar os sons de um demônio de poeira é raro e requer uma certa 'sorte'

Créditos: Correio Braziliense

(crédito: NASA/JPL-Caltech/UA)

Pela primeira vez, a Agência Espacial estadunidense (Nasa) conseguiu captar os sons de um "demônio da poeira" no solo de Marte, um fenômeno causado pela convecção do ar em dias quentes.

A captura foi feita com o Rover Perseverance no dia 7 de setembro de 2021, mas os sons só foram divulgados nesta terça-feira (13/12), na revista científica Nature Communications.

Segundo os especialistas, captar os sons de um demônio de poeira é raro e requer uma certa "sorte". "Os cientistas não podem prever quando eles passarão, então rovers como o Perseverance os monitoram rotineiramente em todas as direções", pontuaram eles em comunicado.

Entendendo as imagens

O vídeo publicado pela Nasa mostra, na primeira linha, as imagens brutas do momento em que o Perseverance encontra o demônio de poeira. Na segunda, é possível ver a imagem mais processada com software de detecção de alterações para indicar onde ocorreu o movimento ao longo da gravação. "A cor indica a densidade da poeira, indo do azul (menor densidade) passando pelo roxo até o amarelo (maior densidade)", explicam os especialistas.

A terceira linha mostra um gráfico mostra uma queda repentina na pressão do ar registrada pelo conjunto de sensores climáticos do Perseverance, chamado Mars Environmental Dynamics Analyzer.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Mundo 7420030841350966617

Destaques da semana

Links indicados

item