Lista 10 formas infalíveis de economizar dinheiro | Diário Sobralense News

Lista 10 formas infalíveis de economizar dinheiro

Economizar dinheiro no Brasil pode ser uma questão de eficiência ou adaptação à situação do país, que não está muito favorável aos cidadãos....

Economizar dinheiro no Brasil pode ser uma questão de eficiência ou adaptação à situação do país, que não está muito favorável aos cidadãos. 

Créditos: listadez.com

No entanto, a prática de economizar dinheiro pode trazer uma série de benefícios, tais como a melhora financeira, diminuição do desperdício e conquista dos objetivos de vida.

Fotos by Freepik

Para ajudá-lo nessa atitude, elencamos algumas dicas práticas para economizar dinheiro a partir de hoje.

Confira abaixo 10 formas de economizar dinheiro

10. Cortar taxas de banco

Algumas taxas bancárias só são benéficas para o próprio banco e podem ser facilmente canceladas, como taxas de cesta básica e seguro de cartões. Se desfazer destas taxas pode trazer uma ótima economia para o seu bolso. Outra taxa que pode ser cortada é a anuidade do cartão de crédito. Existem diversas opções de cartões gratuitos, como os do Nubank e Banco Inter.

9. Anotar o que precisa antes de ir ao mercado

Essa é uma dica simples mas muito eficaz. Anotar o que precisa antes de ir ao mercado fará você economizar mais tempo e dinheiro. Isso porque o seu cérebro estará com mais clareza sobre o que deve comprar - a clareza mental é a chave para a economia. Esta dica pode ser usada também antes de ir a qualquer outra loja, como loja de roupas, materiais de construção e shoppings.

8. Questionar-se antes de comprar

Essa é uma atitude simples mas que pode surtir grande efeito na economia de dinheiro antes de comprar qualquer coisa. Muitas vezes compramos apenas por impulso ou emoção, por isso questionar-se sobre a real necessidade da compra pode ser uma ótima dica para economizar. Além disso, pensar no dinheiro que você economizaria e que poderia ser usado para algum objetivo ou sonho também ajuda muito.

7) Conhecer o seu relógio de energia doméstica

O relógio de energia cobra um valor excedente em horário de pico. Utilizar menos eletricidade nesses horários (evitando tomar banho das 18 às 20 por exemplo) pode gerar uma economia significativa na sua conta de energia. Estas informações podem ser encontradas no site da sua distribuidora de energia.

6) Se exercitar em casa ou praça

O gasto com academia muitas vezes pode ser eliminado se você substituir os treinos pela modalidade de calistenia e aulas aeróbicas em casa. Na internet existem diversas informações para ajudar a ter ótimos resultados treinando em casa ou em praças e assim economizar com a mensalidade da academia. Também existem cursos que custam menos que uma pizza grande e podem trazer ótimos resultados à sua vida, como o curso de calistenia.

5. Prefira roupas de qualidade

Pode parecer estranho, mas comprar roupas de mais qualidade e com boas combinações sai mais barato do que estar sempre comprando roupas de baixa qualidade e com mal caimento. Isso porque as roupas de baixo custo geralmente estragam rápido e então é preciso estar sempre comprando, o que gera um ciclo vicioso de gasto de dinheiro.

4) Refeições mais dentro de casa

As refeições fora de casa muitas vezes ocupam grande parte do orçamento doméstico. Beber fora de casa é ainda mais caro: uma garrafa de cerveja num barzinho às vezes custa 3x mais que no mercado. Então buscar alternativas de jantares, almoço e cafés dentro de casa, ou até mesmo beber com amigos em casa pode trazer uma grande economia.

3. Manter o nome limpo

Manter o nome limpo no Serasa é uma das formas de economizar com pagamento de juros abusivos. Os cartões de crédito mais populares hoje em dia não possuem cobrança de taxas para uso, no entanto só é possível usá-los se tiver um bom nome na praça. Consulte aqui a situação do seu CPF no Serasa e busque sempre aumentar a sua pontuação.

2. Buscar um patrocinador

Se você tem alguma ideia de negócio ou projeto mas não tem dinheiro para isto, tente buscar patrocinadores para investir. Um patrocinador, muitas vezes, só está esperando a oportunidade de alguém procurá-lo, portanto considere esta opção - uma ótima forma de conseguir um patrocinador é pelas redes sociais e aplicativos.

1. Negociar mais

Muita gente acha difícil negociar. Mas isso só é difícil justamente para quem nunca negocia. Depois que você se acostuma a negociar, irá obter mais vantagens com relação às suas compras e estará sempre conseguindo mais vantagens, mesmo que pareçam pequenas. Dois fatores são essenciais para se sair bem na negociação: ter dinheiro e tempo disponíveis. Ou seja, quanto menos pressa você tiver de comprar algo e mais dinheiro para conseguir propor um valor justo para você, melhor se sairá.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira

Related

Finanças 557334784758822119

Destaques da semana

Links indicados

item