Senado aprova redução de ICMS para combustíveis e energia | Diário Sobralense News

Senado aprova redução de ICMS para combustíveis e energia

Na noite desta segunda-feira(13), os senado aprovou o projeto de lei que limita ICMS (imposto estadual sobre bens e serviços) em 17% sobre...

Na noite desta segunda-feira(13), os senado aprovou o projeto de lei que limita ICMS (imposto estadual sobre bens e serviços) em 17% sobre combustíveis, considerados essenciais pelo texto. Texto diz que esses itens são essenciais e, por isso, imposto não pode ultrapassar os 18%.

Créditos: Gazeta Brasil

Receba as notícias do Diário Sobralense no seu Telegram

Segundo o texto aprovado, combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo passam a ser considerados como bens essenciais. Sendo assim, a alíquota de ICMS cobrada nas operações que envolvem esses itens não pode ser superior à que incide sobre as mercadorias em geral, que varia entre 17% e 18%. Esse teto entrará em vigor assim que a proposta for sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Reprodução

Uma mudança de última hora incluiu na matéria a vinculação da compensação do governo federal aos estados a investimentos em educação e saúde. Ou seja, como haverá perda de receita, os estados estão autorizados a flexibilizar gastos nas duas áreas.

Como houve alterações no Senado, o texto volta para a Câmara Federal. A medida, por outro lado, não é bem vista pelos governadores, que alegam déficits na arrecadação para custear investimentos, sobretudo, em educação, saúde e segurança. O texto, entretanto, é defendido pelo presidente Bolsonaro, alvo de críticas devido às altas no preço dos combustíveis.

A texto enfrentava resistência no Senado. Os governadores alegam que terão perdas da ordem de R$ 83,5 bilhões. O relator, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), diz que a renúncia fiscal será de R$ 53,5 bilhões.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira

Related

Economia 1258446181958843818

Destaques da semana

Links indicados

item