Caixa libera consulta do PIS via CPF neste ano de 2022; veja como fazer

O Programa de Integração Social, além de conceder abonos aos cidadãos, também colabora com o desenvolvimento de empresas do setor. Foto: Rep...

O Programa de Integração Social, além de conceder abonos aos cidadãos, também colabora com o desenvolvimento de empresas do setor.

Foto: Reprodução

Trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada tem o direito de receber o PIS. O Programa de Integração Social, além de conceder abonos aos cidadãos, também colabora com o desenvolvimento de empresas do setor. Ele é gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

Quando um cidadão é contratado pela primeira vez por uma empresa privada, ele recebe o seu número PIS. Os dígitos seguirão o titular durante toda sua trajetória laboral, mesmo que mais tarde se torne um servidor público.

O benefício do PIS é repassado aos trabalhadores de direito anualmente. Ele é considerado uma espécie de 14º salário. No entanto, não são todos os cadastrados no programa que tem direito ao abono.

Quem pode receber o PIS?

Para ter acesso ao abono o trabalhador deve atender às seguintes condições:
Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos;
Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior;
Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês;
Estar com os dados devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.

Como saber o meu número PIS?

O número do PIS pode ser encontrado das seguintes formas:
Agência da Caixa Econômica Federal (CEF);
Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
Cartão Cidadão;
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

Como consultar o PIS usando o CPF?

O procedimento é simples e prático. Veja o passo a passo a seguir:
Acesse o aplicativo Meu INSS;
Na sequência faça o login via gov.br;
Caso ainda não tenha um registro, cadastre-se com seus dados;
Ao entra na plataforma, vá no canto superior da tela para ver os detalhes do PIS;

Feito isto, é possível conferir todas as informações sobre programa e tirar dúvidas, caso ainda tenha.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza uma central de atendimento para sanar as dúvidas dos beneficiários do PIS. Para entrar em contato, o trabalhador deve ligar, sem custos, para o número 0800 726 0207. Para os que preferem atendimento online, podem ser consultados o site da Caixa e o aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para todos os sistemas operacionais.



Para os servidores públicos que possuem dúvidas acerca do Pasep, o Banco do Brasil possui a central de atendimento com número 0900 729 0001. As dúvidas também podem ser sanadas pelo site do BB e através do aplicativo do Banco do Brasil, que está disponível para todos os sistemas operacionais.

Os canais de comunicação citados acima também podem ser utilizados para aqueles trabalhadores que ainda não sabem se têm direito ao benefício. Lembrando que o Banco do Brasil atende os servidores públicos e a Caixa Econômica Federal atende os trabalhadores de empresas privadas.

Fonte: noticiasconcursos.com.br

Related

Economia 7504564951164278539

Links indicados

Destaques da semana

Siga-nos no Facebook

Rádios Parceiros


Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links
item