Inmet renova alerta e inclui todas as cidades cearenses em potencial risco de chuvas e ventos fortes | Diário Sobralense News

Inmet renova alerta e inclui todas as cidades cearenses em potencial risco de chuvas e ventos fortes

Segundo o Instituto, para as localidades em alerta de 'perigo', há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, a...

Segundo o Instituto, para as localidades em alerta de 'perigo', há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

O alerta para risco de chuva e ventos fortes, divulgada no último domingo e válida até ontem, dia 27, foi prorrogada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Além de adiar a validade do alerta para esta terça-feira (28), junto à agência todas as cidades Cearenses na lista. ontem foi 92, conforme reportagem do Diário do Nordeste.

Foto: Reprodução

Dos 184 municípios cearenses, 97 são classificados como perigosos, quando tende a chover de 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos fortes de até 100 km / h.

Para outras cidades, o alerta é sobre ̵
6;perigo potencial’, classificação dada quando há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm durante o dia, além de ventos fortes (40-60 km / h).

De acordo com o Inmet, para locais em alerta de “perigo”, existe o risco de falta de energia, queda de galhos de árvores, inundações e falta de energia.

Alerta de perigo para chuva forte:

Acarapé, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Aquiraz, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Assaré, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Cariré, Cariria Choró, Choróçali, Coreaú, Crateús, Crato, Croácia, Forquilha, Fortaleza, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Ibuariapina, Ibicuitinga, Itapipajéa, Jaguarico de Juitinga,, Jaguarazibe, Jeracoara, Jaguaraico de Juitinga, Norte, Jucás, Madalena, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Novo Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Palhancia Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pires Ferreira, Poranga, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Solonópole, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Uburetama, Uru oca, Varzre Varjosa,

Assim como nos últimos dois dias, a chuva também está chegando de áreas de instabilidade causada por um fenômeno conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCAS), que, apesar de chegar ao Ceará com pouca força, também castigou a Bahia com fortes chuvas que já haviam afetado cerca de 500 mil pessoas.

De acordo com a previsão da Funceme, Chuvas no Ceará devem perder intensidade nos próximos dias. Para amanhã (29), a previsão é “nebulosidade em todas as macrorregiões com poucas chances de chuva no litoral e no Cariri. Na sexta-feira (30), previsão de céu nublado com poucas chances de chuva. Chuva no todas as regiões.

Cuidado

O Inmet informa que, em caso de chuva com vento, alguns cuidados são tomados, como não se abrigue sob as árvores, “porque há um risco mínimo de quedas e cortes de energia”, e não estacione veículos perto de torres de transmissão e painéis de publicidade.

O Instituto também recomenda evitar o uso de dispositivos eletrônicos conectados à tomada. “Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o painel de alimentação principal“, detalha. Em qualquer eventualidade, é aconselhável contactar a Defesa Civil (pelo telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Chuvas nas últimas horas

Entre as 7h de segunda (27) e as 7h de terça-feira (28), choveu em 15 municípios cearenses. Os maiores volumes foram registrados em Ocara (37 mm), Iracema (20 mm), Jaguaretama (16 mm) e Icó (11 mm).

Os dados foram retirados do site da Funceme às 10h21 de hoje, dia 28. Os índices são parciais e podem ser atualizados ao longo do dia.

Fonte: Diário do Nordeste

Related

Ceará 7896354901969856482

Destaques da semana

Links indicados

item