Semana do Idoso: Abrigo Sagrado Coração de Jesus lança campanha de arrecadação de fraldas | Diário Sobralense News

Semana do Idoso: Abrigo Sagrado Coração de Jesus lança campanha de arrecadação de fraldas

Em comemoração à Semana do Idoso a instituição lançou a Semana Solidária para arrecadação de fraldas geriátricas para envolver a sociedade. ...

Em comemoração à Semana do Idoso a instituição lançou a Semana Solidária para arrecadação de fraldas geriátricas para envolver a sociedade. Os mais de 30 idosos acolhidos pelo abrigo consomem mais de 90 fraldas por dia.

Na Semana do Idoso, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, unidade do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral-CE, celebrou no domingo dia 26/9, 68 anos de existência e, na oportunidade, aconteceu a abertura das comemorações da Semana do Idoso que se estenderá até o dia 1º de outubro quando se comemora o Dia Internacional do Idoso. As atividades acontecerão com passeios externos, restrito a profissionais e idosos acolhidos pela instituição seguindo os protocolos sanitários de proteção à Covid-19.

Para envolver a sociedade nas comemorações, a instituição lançou a Semana Solidária para arrecadação de fraldas geriátricas. O Abrigo Sagrado Coração de Jesus acolhe mais de 30 idosos em situação vulnerável que consomem cerca de 90 fraldas por dia. As doações podem ser realizadas por meio da conta bancária da instituição (Caixa Econômica Federal – Agência: 4249 – Conta Corrente: 905169-4 – CNPJ: 07.818313/000281) ou na portaria da Cúria Diocesana (entrada do abrigo), na rua Maestro José Pedro, 5, próximo ao Colégio Farias Brito.

Programação:

Dia 26/9 (Domingo)
Às 8h: Missa de abertura da Semana do Idoso e de Ação de Graças pelos 68 anos do Abrigo Sagrado Coração de Jesus
Dia 21/9 (Segunda-feira)
Às 15h30: Passeio ao Sobral Shopping (Tarde da Pizza)
Dia 28/9 (Terça-feira)
Às 9h: Show de humor (Boneca Fabíola – Tupinambá Marques)
Dia 29/9 (Quarta-feira)
Às 7h30: Passeio ao Alto do Cristo (Manhã do Sorvete)
Dia 30/9 (Quinta-feira)
Às 9h: Manhã da Arte (Arteterapia)
Dia 1º de outubro (Sexta-feira)
Comemoração do Dia Internacional do Idoso e encerramento da Semana do Idoso
Às 7h: Café da manhã e apresentação da Banda Música de Sobral

História
(Texto extraído do site: https://www.stacasa.com.br/abrigo-sagrado-coracao-de-jesus/)

O Abrigo Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 26 de setembro de 1953, por Dom José Tupinambá da Frota que, imbuído de compromisso ético, político e social, pretendia dar às pessoas de mais idade condições dignas e justas para viver, sobretudo aos mais necessitados. Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o Abrigo faz parte do Complexo Santa Casa de Misericórdia, e acolhe idosos negligenciados, vítimas de violência, abandonados, cujos familiares sejam desconhecidos, entre outras situações de risco.

A maioria dos idosos encaminhados ao Abrigo Sagrado Coração de Jesus são dependentes ou semi-dependentes, ou seja, necessita dos cuidados de terceiros para as atividades do dia a dia, tais como se alimentar, se locomover, realizar a higiene pessoal, entre outras. O fluxo de acolhimento ocorre através da demanda existente nos Serviços de Proteção Social Especial de média e alta complexidade, além de procura espontânea por vagas, o que também gera uma comunicação entre esses serviços para a identificação da real necessidade.

Foto: Reprodução

O Abrigo Sagrado Coração de Jesus tem capacidade para acolher 30 idosos. Trata-se de idosos na faixa etária entre 60 e 93 anos, dos quais cerca de 80% encontra-se em situação de abandono familiar. Para prestar melhor assistência aos idosos no sentido de promover melhorias em suas qualidades de vida, a instituição conta com 31 funcionários, incluindo equipe multiprofissional com assistente social, enfermeira, técnicos em enfermagem e cuidador de idosos. Atualmente, a manutenção do abrigo dá-se, majoritariamente, por recursos oriundos da própria Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A outra parte é subsidiada financeiramente por uma parcela dos benefícios dos idosos e eventuais doações.

Com informações de Thaís Menezes – Assessoria de Comunicação do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Fonte: Edwalcyr Santos / Portal Paraíso

Related

Sobral 8490669734865637883

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item