Santa Casa de Sobral volta a realizar captação de múltiplos órgãos | Diário Sobralense News

Santa Casa de Sobral volta a realizar captação de múltiplos órgãos

A pandemia de Covid-19 também impactou a doação de órgãos no país, aumentando ainda mais a expectativa de pacientes que esperam por transpla...

A pandemia de Covid-19 também impactou a doação de órgãos no país, aumentando ainda mais a expectativa de pacientes que esperam por transplantes. Retomando as atividades de captação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), que é vinculada à Central de Transplantes do Estado do Ceará, realizou na sexta-feira (21/05) um procedimento de captação de múltiplos órgãos. O procedimento foi possível depois de busca ativa, adequado diagnóstico de morte encefálica, e de entrevista com família, que autorizou a doação.

A Santa Casa conta com uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) – entidade vinculada à Central de Transplantes do Estado do Ceará – composta por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, bolsistas de Enfermagem e Medicina, e assistentes sociais. Quando há um possível doador no hospital, a instituição realiza o trabalho de abordagem da família, e quando autorizado entra em contato com a Central de Transplantes.

Para o médico presidente da OPO no hospital, Dr. Cristiano Araújo Costa, depois de alguns meses sem captações, o momento é de retomada e sensibilização da população. “A pandemia trouxe um déficit para a doação, e esse procedimento que foi bem sucedido, aumenta a expectativa e esperança para mais doações a serem realizadas contribuindo para mais transplantes no país”, enfatiza.

Fonte: Sobral em Revista

Related

Saúde 5348158977392906506

Destaques da semana

Links indicados

item